quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Três tipos de blogueiros

Já disseram que existem três tipos de escritores. Aqueles que não pensam para escrever; aqueles que pensam enquanto escrevem; e os que pensam para escrever. Creio que essa mesma classificação possa ser aplicada aos blogueiros.


Não há dúvidas de que a melhor espécie de blogueiro é aquele que reflete, lê, pesquisa e pondera sobre o post que haverá de publicar. Aliás, um dos aspectos positivos de se manter um blog é o fato de que ao fazer isso o blogueiro mantém sua mente em atividade constante.


O simples fato de escrever um artigo para publicação leva-nos ao raciocínio. Primeiro por meio da pesquisa e depois no momento do arranjo das idéias e no escalonamento das palavras. Blogar, então, é uma atividade intelectual. Conquanto o pensamento preceda ao post.



A leitura e a escrita são os duas principais atividades intelectuais. James Sire chama-as de hábitos da mente. A leitura abre ao leitor a possibilidade de uma viagem pelo universo do conhecimento, enquanto a escrita lhe proporciona a separação e a sistematização do conhecimento a fim de que outros participem deste mesmo universo.



Por muito tempo a publicação de artigos e ensaios na mídia era privilégio de uma quantidade pequena de pessoas que tinham lugar ao sol. Hoje, porém, qualquer pessoa é um escritor em potencial. A blogosfera proporcionou a qualquer um a possibilidade de tornar-se o seu próprio redator. Assim, não é preciso ser colunista de uma revista ou jornal para que a pessoa dedique-se à escrita. Hoje o blog é a revista e o jornal do seu criador, podendo inclusive servir como uma ferramenta de produção de conhecimento.



Como escreveu Octávio Ordunã (Blogs – Revolucionando os Meios de Comunicação), “Embora seja verdade que nem todos os conteúdos da blogosfera são escritos com esse objetivo, e que apenas alguns blogs conseguem isso, a possibilidade de criar e difundir conhecimento por meio de blogs é real, e há muitas pessoas apostando suas fichas nessa oportunidade”. Mas lembre-se, existem três tipos de blogueiros: Aqueles que não pensam para escrever; aqueles que pensam enquanto escrevem; e os que pensam para escrever.


Qual deles você é?

.


Abraço!

.


Valmir Nascimento

.


6 Comentários:

22 de janeiro de 2009 15:37

.

Irmão Valmir

Gostei muito to texto. Oportuno, objetivo e didático.

Parabéns!

.

24 de janeiro de 2009 08:11

Qual deles sou eu?

Bem, procuro ser o terceira, mas as vezes sou o segundo, e quando esqueço de tomar meu remedinho, sou o primeiro :P .

Fiquem na paz!

RedeVoxDei.blogspot.com

28 de janeiro de 2009 03:09

Ótimo texto Vladimir! Que o Senhor continue abençoando! Abraços!

28 de janeiro de 2009 03:11

Muito bom o texto Vladimir! Parabéns! Que o Senhor continue abençoando! No amor de cristo, SDJCRR.

1 de março de 2009 07:34

Parabéns pelo texto e é exatamente este o perfil e a realidade como um todo.
Infelizmente a grande maioria se enquadra no primeiro traçante, não pensam para escrever.
Outra boa parte pensa enquanto escreve, mas não reflete.
Agora são raríssimos aqueles que derrepente antes de colocarem um post, escrevam com calma o texto em um word, para que depois possam estarem repassando para o blog.
Este seria o princípio da reflexão e o coerente de uma atividade intelectual.
Porém devido ao corre-corre de nossos dias, grande parte das vezes, quando não estamos no primeiro grupo, temos o comportamento do segundo, mesmo sabendo que o correto é refletirmos.

,Fiquem com Deus!

6 de março de 2009 14:41

Pesquiso para postar...

mas às vezes me pego pesquisando em quanto posto. :-]

Abraços,

Renan da Costa.

<< Postagem mais recente Postagem mais antiga >> Início

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP