Dicas para blogar
1 - TRABALHE SUA CRIATIVIDADE.
A pior forma de começar é a cópia. Refiro-me a cópia constante de trabalhos alheios,com o propósito egoísta de levar vantagem. Quando diante de um texto excelente escrito, por um colega e amigo nosso, um das formas de incentivo ao trabalho dele é primeiro uma comunicação: Fulano, fiquei encantado com o texto que você escreveu e daqui a alguns dias pretendo postá-lo também em meu blog, tudo bem?". Eu creio que se eu recebesse um comunicado assim, isto seria muito apreciado. Este tipo de cópia, esporádica, não é "sanguessugice", porque trata-se um propósito de honrar e incentivar o trabalho de um colega.
Se você foi ousado(a) o bastante para criar um blog, o melhor caminho a tomar é investir na sua criatividade. Porque a criação depende da inspiração. A inspiração vem do esforço; o esforço leva à prática; a prática produz à experiência; a experiência traz consigo o bom senso. Tudo isso: inspiração, esforço, prática, experiência e bom senso, juntos, vai desenvolver a sua criatividade. É difícil? Apenas o começo. Costumo fazer uma analogia: um veículo para atingir a velocidade de 100km p/h, primeiro, ele tem que ser ligado; depois vêm a seqüência no câmbio: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª marchas.
2 - LÍNGUA PORTUGUESA
Quero sugerir a leitura de bons livros de autores brasileiros consagrados, para melhorar na construção de textos, ajudar na ortografia e principalmente quanto à acentuação de palavras. Por exemplo: Machado de Assis. A segunda sugestão é tão boa quanto esta. Se você digita o texto direto no Blog, antes de publicar, copie seu texto no WORD para obter uma ajuda do Corretor Ortográfico.
4 - COLOQUE TÍTULOS CURTOS E EFICIENTES.
Escolha cuidadosamente os títulos de suas entradas. Pelo menos três palavras chaves que resumam o texto devem estar ali. Se você quiser que seus textos ocupem as primeiras páginas do serviço de busca do Google, comece a pensar nisto. Mesmo tendo um blog pequeno em comparação com as mídias nacionais, é muito provável que ao pesquisar sobre assuntos religiosos, você depare como seu blog nas primeiras páginas do maior "buscador" da Internet. Basta blogar com constância e nomear os textos com títulos objetivos.
6 - ENFRENTANDO A MÍDIA
Eu costumo usar a estratégia de publicar uma reportagem "quente" em quatro blogs ao mesmo tempo. Uso o blog principal e, no outro dia, copio a mesma entrada em outros três blogs satélites. Mudanças apenas no título. Assim multiplico por quatro as chances de ir para a primeira página do serviço de buscas do Google. Como disse aquele príncipe alemão, o velhinho do filme Lutero: Se você decidiu lutar, é porque deve ter decidido, também, vencer!
.