quarta-feira, 21 de novembro de 2007

WEB 2.O, a oportunidade cristã de construção cultural

A WEB 2.O é conhecida como a segunda geração da World Wide Web. A característica central dessa nova fase na internet é o seu caráter interativo. Agora, o internauta deixa de ser mero receptor de mensagem e textos na Web, para ser um construtor de idéias e textos. Isso hoje é possível, graças às ferramentas de construção para a internet, pois antes era grande a dificuldade de manter um site, mas agora é fácil e barato manter um blog, por exemplo. Os Blogs e as páginas Wikis, são as meninas dos olhos dessa internet contemporânea.

A grande oportunidade dessa ferramenta moderna, é que o internauta pode organizar e expor conteúdos na internet. Dessa forma, o cristão deve usar essa ferramenta para ter voz na opinião pública, evangelizar e transmitir a cosmovisão cristã sobre assuntos de interresse nacional. O número de pessoas com acesso à internet cresce a cada dia, e esses neo-internautas ainda desfrutam a internet na WEB 1.0, como uma grande biblioteca on-line, sendo assim, o cristão pode ser fonte de informação a esse novo integrando da rede.

Quanto mais cedo o cristão buscar ocupar espaços disponíveis a comunicação, melhor será para a transmissão do evangelho a todas as criaturas. Lembrando que a Grande Comissão, também, é transmissão de uma cultura cristã. Portanto, o biólogo, cientista, filósofo, teólogo, comunicador social etc, que sejam cristãos, usem essa nova ferramenta e transmita conhecimento baseados nas Sagradas Escrituras.

4 Comentários:

22 de novembro de 2007 15:28

Assino embaixo e ratifico, em nome de Jesus.

22 de novembro de 2007 18:39

Gutierrez,

É verdade, estamos inseridos nessa nova onda da internet: a web 2.0.

Ela é caracterizada pela interatividade, democracia, liberdade de expressão e construção conjunta da internet. Esse espaço é importantíssimo para nós, cristãos, que temos o interesse de divulgar e defender o evangelho de Cristo.

Por muito tempo os cristãos reclamaram da mídia, sob o argumento de que ela é predominantemente anti-cristã. Nào há dúvidas que isso é uma verdade, no entanto, nesse momento, ao invés de reclamarmos da mídia é hora de construírmos a mídia. Como diz Nancy Pearcey "melhor que criticar uma cultura vigente é criar uma cultura cristã".

Portanto, estamos com a faca e o queijo na mão, com a web 2.0. Essa é na hora de usá-la para a glória de Deus.

Em Cristo

Valmir

22 de novembro de 2007 20:03

que tal uma parceria

Igor Remigio 24 de novembro de 2007 12:23

Concordo. A web 2.0 não é apenas as novas tecnologias que estão por ai. Mas sim o conceito de comportamento (usuário x conteúdo). Então junto com isso, essa ferramenta torna-se essencial para evangelização. Tenho um projeto novo agora. Se pudesse gostaria que os irmãos ajudassem, é só entrar no site e se cadastrar. Tá concorrendo a um iPod. www.aiqfome.com - é uma praça de alimentação online e tem conceito web 2.0. Peço ajuda de vocês pra divulgar esse projeto.

Obrigado!

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP