terça-feira, 13 de novembro de 2007

BLOG, O DIÁRIO VIRTUAL

BLOG, O DIÁRIO VIRTUAL

Às vezes, fico impressionado com a quantidade de informações que recebemos diariamente. TV, rádio, internet e até aparelhos de telefone celular funcionam como transmissores do que acontece de bom e de ruim no mundo. Décadas atrás, a informação se concentrava na mão de poucos privilegiados, que podiam fazer o que bem entendessem com seus veículos. Agora, essa ferramenta valiosa não é mais exclusiva de empresários endinheirados e bem relacionados. Com o advento da Internet e o surgimento de novas tecnologias, qualquer um pode expor seus pontos de vista sem a necessidade de se submeter aos interesses de quem quer que seja.

O blog é, sem dúvida, o fenômeno mais interessante dos últimos tempos na Internet. Apesar do nome esquisito, nada mais é que um diário, desses que a gente se acostumou a escrever em cadernos de capa dura e ler nas estantes das livrarias. Porém, seu conteúdo fica exposto em uma página na rede mundial de computadores. A idéia surgiu dez anos atrás e, aos poucos, cativou os usuários. Tanto que, atualmente, estima-se que existam mais de 120 milhões desses diários virtuais, com 120 mil novas páginas criadas todos os dias pelo mundo afora.

É gente de todos os credos e raças se manifestando sobre assuntos diversos como política, religião, esportes, negócios, gastronomia, poesia etc. Aí é que está o segredo do sucesso dessa ferramenta: a liberdade de expressão. Os blogs acabam permitindo aos mais velhos matar saudade do uso da língua, ao mesmo tempo em que abrem portas para os mais jovens desenvolverem o gosto pela escrita. Para se ter uma idéia, já existem até "blogueiros" que tiveram seu talento reconhecido por grandes editoras e hoje são disputados a tapas para publicar livros no mercado.

O interessante é que não custa nada manter um diário desses na rede. Basta ter um computador, uma conexão com a internet e fazer um cadastro num dos muitos endereços eletrônicos que oferecem o serviço. Aí, é só começar a colocar seus "posts" nome dado aos textos publicados nos blogs - sobre o que quiser, na hora em que desejar, sem ter de dar satisfações a ninguém. Só não vale baixar o nível e atacar pessoas gratuitamente. Primeiro, porque isso é desleal e não acrescenta nada a ninguém. Depois, porque você pode ser punido pela Justiça.

Os blogs são apenas um dos muitos benefícios que a Internet pode trazer à vida das pessoas. Graças à rede, já é possível conferir saldos e extratos bancários, conversar com os filhos no Exterior a custo zero, enviar e receber fotografias, pagar contas e manter a correspondência em dia com os amigos.

Muitos aposentados têm receio de ingressar nesse novo mundo, com a desculpa de que não possuem mais tempo e aptidão para operar um computador. Isso não é verdade. Tempos atrás, dizia-se o mesmo sobre a dificuldade de usar terminais eletrônicos nos bancos ou de colocar uma fita para assistir a um vídeo em casa. Hoje isso faz parte da rotina das pessoas, longe de ser um bicho de sete cabeças.

A tecnologia veio para ficar e não se pode virar as costas para as facilidades que ela nos oferece. Não tenha medo dessas novidades. Enfrente-as, de cabeça erguida. Com um blog, ou sem um blog, saiba que existe um mundo novo à sua espera. Que pode ser divertido a partir do momento em que você aprender a conhecê-lo melhor.

Milton Dallari é consultor empresarial, engenheiro, advogado e presidente da Associação dos Aposentados da Fundação Cesp. E-mail: .

2 Comentários:

13 de novembro de 2007 13:07

Valmir

Concordo com quase tudo que o autor deste texto, Milton Dallari, escreveu.

Apenas para refletir e expandir mais o assunto, quero manifestar o ponto desse artigo que me levou a discordar dele. É sobre o paralelo entre o blog virtual e os antigos cadernos e agendas...

Os diários manuscritos eram altamente secretos, coisas introspectivas. Os blogs são digitados abertamente até aos internautas totalmente desconhecidos. Ou seja, não existe uma linha de traçagem paralela que nos propicie margem para dizer que diários e blogs são iguais ou coisas parecidas porque a filosofia de manutenção dos mesmos são diferentes.

Espero ter sido compreendido perfeitamente sobre o que comentei...

Abraço.

14 de outubro de 2008 14:22

So temos que ter cuidado para naum ficar tão ligado nos blogs
Abs!
Faculdade Teológica

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP