terça-feira, 29 de dezembro de 2009

BÍBLIA DAKE - Posicionamento do Pr. Carlos Roberto e Comentário de Revisora demitida pela CPAD


Fonte da Imagem: Blog do Pr. Robson Aguiar


Por Pr. Carlos Roberto Silva

Tenho acompanhado as discussões sobre a publicação da Bíblia de Estudos de Dake, lançada pela CPAD, porém, na condição de Membro do Conselho de Doutrina da CGADB, representando lá a COMADESPE, convenção regional da qual estou Vice Presidente Executivo, procurei não precipitar qualquer comentário aqui na blogosfera, no afã de ser moderado aguardando um bom final para este processo.



No entanto, considerando que aqui mesmo neste blog, publiquei chamada sôbre o lançamento da Bíblia Dake, com a melhor das intenções, e a partir de então passei a ter também responsabilidade com a indicação, não posso me calar, motivo pelo qual passo a expor o que se segue:


1 - Participei da Reunião do Conselho de Doutrina em conjunto com a Comissão de Apologética da CGADB, quando por conscenso e unanimidade, foi enviada resolução aos órgãos competentes, assinado pelos presidentes dos referidos conselhos, concluindo pelo cessar da publicação, bem como pela retirada dos exemplares da referida Bíblia ainda existentes nas lojas da editora. Somente isso já diz tudo sôbre o que significa para a Igreja tal publicação.

2 - Considerando que a Bíblia de Dake continua sendo muito bem vendida nas lojas da CPAD, e que, em virtude da notícia de seu lançamento , tenho recebido muitas indagações, sejam por telefone ou e-mails, e até mesmo considerações através de comentários, declaro que:

3 - Não concordo com as discrepâncias doutrinárias de Dake, as quais passei a conhecer somente quando do recebimento de um exemplar, bem como da participaçào da Reunião do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética,

4 - Ainda que existam bons comentários nela inseridos, aqueles que são heréticos e venenosos, invisabilizam a publicação, principalmente em se tratando de uma editora de caráter confessional.

5 - A não consulta ao conselho competente da CGADB, no caso o de doutrina, o que é regimental, foi erro grave e nesse caso específico irreparável.

6 - No meu entender, salvo melhor juízo, o não acatamento da resolução tomada pelos referidos conselhos, pelo menos até agora, (22.12.2009), agrava muito mais a situação, e caracteriza ainda uma séria crise institucional.

7 - Nossa convenção, a COMADESPE, através da Comissão de Temário da 76a. AGO que será realizada em Bauru, de 25 a 28 de Janeiro de 2010, com muito temor e lamentando muito, decidiu, pontualmente, abrir mão de uma parceria de alguns anos com a CPAD, pelo menos até que isso se resolva, para que não tenhamos o constrangimento de ter a referida Bíblia comercializada nos stands do evento, e também para evitar o desprazer de ter que justificar, não recomendar ou fazer contraponto a um produto de tão importante parceiro.

8 - Não bastasse tudo isso, acaba de ser , comentário da funcionária da CPAD, revisora Miriam Anna Libório, demitida, o qual transcrevo na íntegra:


A quem interessar possa.

Não é justo que eu seja penalizada pela publicação da Bíblia Anotada de DAKE, quando a direção foi avisada (pelo chefe de setor em exercício e pelos revisores responsáveis, muito antes de sua publicação) de que ela traria problemas. Não existe erro de revisão nela. Existem discrepâncias doutrinárias que inviabilizam sua publicação e isto, embora não seja da competência do revisor, que apenas cumpre ordens, foi visto e comunicado.
O superior imediato foi alertado a respeito das discrepâncias, mas não deu ouvidos, sabe-se lá por quê.
Qualquer coisa que seja dita, por quem quer que seja, para justificar a ignorância deles com relação a este fato, é MENTIRA atestada por mim como copy mais antiga no setor. Peço que tomem providências. Ou este sacerdócio já está tão corrompido que será necessário Deus abrir a boca de um jumento para repreender o profeta cego, surdo e mudo? Não quero emprego de volta, nem dinheiro. Quero desagravo. Não posso ficar à mercê de profetas velhos, aos quais sempre temi, dos quais sempre tive receio, e por causa de quem me vejo neste imbróglio.

Com muita indignação,
Miriam Anna Liborio
P.S.: Se existe algum problema de saúde naquele lugar, é cegueira. Incurável.

Isto posto, registro o que aqui relatei, como prova de respeito pelos leitores deste blog, os quais em sua maioria são companheiros de ministério e de convenção, e nesse caso me refiro principalmente à COMADESPE, além de amigos pertencentes a outras denominações, por ser este o veículo que disponho para externar o que penso a respeito do caso, e peço vênia, não sejam confundidas tais declarações, com qualquer conotação de política eclesiástica ou campanha contra a CPAD, a qual continua contando com a minha admiração e apoio pelo conjunto da sua obra e serviço prestado às Assembléias de Deus e à Igreja Evangélica brasileira em geral, no entanto, nesse caso específico, entendo que o erro é grave com o que não posso concordar em hipótese alguma.
Talvez tenha sido tardio no afã de não ser precipitado, mas agora, com todo respeito e moderação é necessário um posicionamento de minha parte.

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." I Timóteo 4: 16

Com temor a Deus e respeito
pela CPAD e todas as pessoas envolvidas.

Fonte:

Sobre o Pastor Carlos Roberto Silva: brasileiro; casado; 49 anos; vice-presidente da Assembleia de Deus - Ministério de Cubatão-SP; vice-presidente executivo da COMADESPE - Convenção dos Ministros da Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e Outros - Gestão 2009/2011; membro do Conselho de Doutrina da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil - Gestão 2009/2013; e, relator do Conselho Consultivo da UNIPEC - Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Cubatão - Gestão 2009/2011.
__________

Leia comentários de Mirian Anna Libório aqui no UBE, no seguinte artigo:

CPAD suprimirá trechos heréticos da nova Bíblia Dake

11 Comentários:

29 de dezembro de 2009 08:21

Sem dúvida, a matéria polêmica constitui uma excelente promoção do material em discussão. É de dar inveja a qualquer marketeiro. Já estou querendo saber onde encontrar esta Bíblia para adquirir. Ev. Alfredo Vieira.

29 de dezembro de 2009 10:30

A paz do Senhor,


Li os comentários "a favor", feitos pelo pastor Ciro Sanches Zibordi [http://cirozibordi.blogspot.com], mas nem ali alguém informou que heresias são essas da Bíblia Dake. Costumo comprar muitas bíblias, muitas diferentes, principalmente as de tradução ou versão diferentes. As de Estudo não me animam muito, mas as compro, principalmente para dá-las de presente à minha esposa. Conheço um irmão, membro de minha igreja que também o faz. O que devo dizer a ele? Contém heresias? Quais são? Em que comentários?

Marcelo Hagah
João Pessoa-PB

29 de dezembro de 2009 13:46

comércio, comércio,, vendas, vendas, dinheiro, dinheiro, falta de temor à DEus......flata de respeito com os leitores da cpad! Indignada!

29 de dezembro de 2009 20:07

Blogosfera evangélica,

Em relação a polêmica do momento, gostaria de fazer algumas observações:
1) Fui provavelmente um dos primeiros blogueiros a introduzir a questão das heresias presentes na Bíblia Dake na blogosfera, mais precisamente dentro do contexto da UBE. Fui eu o primeiro blogueiro a consultar um colaborador direto da casa enviando minhas indagações - elas foram enviadas ao Pr. Silas Daniel diretamente em seu blog. Na ocasião, achei por bem trazer público também em meu blog as respostas obtidas, e publiquei na integra meus questionamentos e as respostas do Pastor Silas Daniel, que acabaram por repercutir no blog oficial da UBE, e consequentemente para diversos outros blogs, acendendo a chama da curiosidade pelo assunto e o interesse pelo debate na blogosfera, debate esse que acho que deve prosseguir mesmo após decisão do Conselho de Doutrina da CGADB. Não vejo o caso como encerrado, principalmente depois da atitude covarde da CPAD em demitir uma das funcionárias envolvidas no projeto de publicação da bíblia. De fato, a posição tomada pela Casa em apresentar a obra como “revisada com todo rigor teológico e doutrinário” em suas peças publicitárias nos periódicos da CPAD e em outras mídias constitui-se no mínimo em propaganda enganosa, descuido com os postulados teológicos da denominação e um verdadeiro jogo de mal gosto com a ingenuidade das pessoas. E o pior: tudo isso com o aval de um suposto Conselho de Doutrina e do vaticínio de um dos maiores teólogos da nossa denominação, o Pr. Antonio Gilberto.

2) Em matéria publicada em meu blog afirmei que a CPAD deveria receber da parte do Conselho de Doutrina da CGADB uma espécie de “moção de advertência” pelo “vacilo” da editora em relação ao caso. No entanto, fiz questão de afirmar em minha postagem que acredito no compromisso da Casa em difundir e distribuir materiais de qualidade editorial e teológica como tem feito até aqui com excessão da nova bíblia. Assim, faço questão de destacar meu po0nto de vista de que os responsáveis ( e não uma simples revisora) sejam penalizados. E, sinceramente volto a repetir, o cúmulo do desrespeito da CPAD foi apresentar a obra como revisada com todo rigor teológico e doutrinário.

3) Para encerrar, quero fazer referência a uma observação feita pelo Pr. Ciro Zibordi no fórum de discussões do blog do Pr. Carlos Roberto, onde ele compartilhou o fato de ter manifestado posição contrária a respeito de uma das obras publicadas pela editora anteriormente pelo fato da posição tomada pelo autor não ter amparo dentro da teologia assembleiana. De fato, é preciso relembrar que muitos dos autores de títulos publicados pela CPAD nem pentecostais são (Dave Hunt por exemplo é batista, e já se manifestou diversas vezes contrário a experiência pentecostal em diversos artigos publicados pela Revista Chamada da Meia Noite), no entanto a obra escolhida pela editora (neste caso “Em defesa da fé cristã”) é uma obra isenta de problemas doutrinários e teológicos, e portanto saudável, bem-vinda e extremamente recomendável pela sua importância. Outro exemplo é a posição do próprio Hank Hanegraaff, que embora possua posição ortodoxa em relação ao Movimento da Fé e da Prosperidade (assim como as ADs no Brasil) e portanto crítico das heresias de Dake, não se compatibiliza teologicamente conosco quando o assunto é a Restauração de Israel no fim dos tempos – para Hanegraaff a igreja substituiu eternamente a Israel no plano divino, nem por isso todas as obras dele devem ser relegadas ao plano não-ortodoxo (veja por exemplo “Cristianismo em crise” e “A oração de Jesus” – obras de valor magistral para a vida cristã). Infelizmente, a CPAD acabou decepcionando diversos assembleianos com uma obra aparentemente saudável pelos números que apresenta, embora escrita por um assembleiano. Um triste paradoxo!


Sidnei Moura
WWW.sidneiemoura.blogspot.com

30 de dezembro de 2009 00:16

Alfredo

Com todo respeito, penso diferente. Creio que a equipe de publicidade, responsável pelo lançamento editorial da Dake, não arquitetou como estratégia de apresentação ao público a situação que agora vemos. Foi um tiro no próprio pé, ou que saiu pela culatra.

Como instituição, continuo tendo muito respeito pela CPAD. O conjunto da obra é infinitatemente superior ao caso pontual pautado aqui.

Abraço.

30 de dezembro de 2009 00:40

Marcelo.

Bem, eu sou da seguinte opinião. Tenha seus conceitos formulados por si mesmo e nã o escorado em terceiros. Apesar de eu já possuir meu exemplar da Bíblia Dake, cerca de dois meses, ainda não o li com profundidade para construir o meu parecer pessoal.

Encontrei na Internet as seguintes críticas, que precisam ser checadas. Não as endosso.

São:

1) A Teoria da Gap;
2) Os Gigantes eram crianças filhos de anjos com mulheres;
3) As raças não devem se misturar;
4) Raça de pessoas na era pré-adâmica na Terra;
5) Os demônios não são anjos caídos;
6) Deus Pai, Filho e Espírito Santo, todos têm os seus próprios corpos, almas e espíritos;
7) Que os céus e os planetas são habitados;
8) Que não só Jesus tem uma primeira e segunda vinda. Mas o pai também tem uma primeira e segunda vinda;
9) Que quando Jesus retornar ao Pai estará vindo com Jesus;
10) O rei Davi será ressuscitado para a regra do Milênio. Jesus não vai ser o Rei de Israel;
11) A Grande Tribulação não será para todo mundo;
12) A Igreja não é a Noiva de Cristo;
13) Há uma diferença entre o Reino dos Céus e o Reino de Deus;
14) Saul não foi o primeiro rei de Israel, Moisés é que foi;
15) Satanás não entra em corpo de qualquer um - o que aconteceu com Judas?;
16) Há outros reinos em outros planetas;
17) Esta Terra será renovada. A Nova Terra é uma Terra renovada;
18) Não há nenhuma filiação eterna de Jesus Cristo. Jesus já era eterno como a palavra. A filiação não era nada mais do que a humanidade de Jesus;
19) Satanás e seus anjos vão morar visivelmente com homens durante o período da Grande Tribulação;
20) O varão em Apocalipse não é Jesus, são os judeus 144.000 ressuscitado para o céu;
21) Houve um dilúvio de Noé pior do que era antes de Adão. Foi o dilúvio de Lúcifer, que destruiu a primeira criação. Assim, Deus em Gênesis 1:2 teve de recriar a Terra.

Outra vez: não endosso estas acusações.

Copie e cole na barra de seu navegador o link, que apresento abaixo. É um site americano, que está direcionado para a versão traduzida. Veja a opinião sobre a Bíblia Dake dos irmãos norte-americanos, eles apontam heresias nas notas de Dake.
http://translate.google.com/translate?js=y&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Fwww.amazon.com%2FDake-Annotated-Reference-Bible-Standard%2Fproduct-reviews%2F1558290699%2Fref%3Dcm_cr_pr_hist_1%3Fie%3DUTF8%26showViewpoints%3D0%26filterBy%3DaddOneStar&sl=en&tl=pt&history_state0=

Lembro-lhe que a edição brasileira da Bíblia Dake possui algumas diferenças com a americana.

Abraço.

30 de dezembro de 2009 00:41

Dri

Obrigado por sua participação e por externar seus sentimentos neste fórum.

Abraço.

30 de dezembro de 2009 23:59

Sidnei

1 - De fato o seu artigo foi um dos primeiros que eu li na blogosfera sobre este assunto. E o parabenizo por isso. Creio que o papel de nós blogueiros seja exatamente este, mesmo. Alertar, informar. Foi apreciando sua perspicácia que reproduzi seu artigo no UBE.

Com certeza o caso não chegou ao fim. Estejamos em constante observação.

2 – Na questão da publicação da Bíblia Dake, sou partidário da idéia do Pr. Altair Germano. Ele pensa que a obra deveria continuar sendo publicada, porém, com Notas do Editor (N.E.), esclarecendo o ponto doutrinário da Assembleia de Deus. Isto já aconteceu no passado.

Caso a CPAD deixe de publicá-la, ela continuará no mercado, pois a Editora Atos, do Pr. Gary Haynes, detém os direitos dela em território nacional.

3 – Volto a citar o apóstolo Paulo: “examinai tudo e rentendo o bem”.

Abraço.

1 de janeiro de 2010 17:53

Finalmente alguém com coragem dentro da CGADB e CPAD, fala aos ASSEMBLEIANOS sobre a BÍBLIA DAKE e suas heresias.

Evangelista Cláudio Henrique

3 de janeiro de 2010 13:50

Francamente, não entendo o porque de tanto polêmica sobre a Bíblia DAKE. Como todas as traduções, ela tem seus pós e contras. Isto se aplica ao texto bíblico em si e as notas e comentários. Creio que faríamos bem em acatar o conselho bíblico: "Examinai tudo. Retende o que for bom" - 1 Ts 5:21.
www.mente-de-cristo.blogspot.com

3 de janeiro de 2010 23:10

.

Pastor Carlos Roberto,


Sua posição é equilibrada e coaduma com o grande servo de Deus que é. O Sr. continua sendo a mesma pessoa humilde, educada e apegada aos fundamentos cristãos. Pelo que li, a CPAD não foi feliz em levar avante um projeto polêmico desde o início.

Vejo a busca de conhecimento desenfreado, como se ele fosse a chave que resolvesse todos os problemas e eliminasse todos os males. Mas a história mostra que isto não é verdade, e que Romanos 12 (ERC) não tem sido considerado.

A balança que pesa a Graça e o Conhecimento, neste momento da Igreja Evangélica Brasileira, se me parece com um prato caído.

Que Deus nos guarde e encoraje homens como meu irmão Pastor para restabelecer o equilíbrio.



Irmão João Batista Cruzué

.

<< Postagem mais recente Postagem mais antiga >> Início

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP