sexta-feira, 31 de julho de 2009

INTERCESSÃO PELO SUDÃO

Os irmãos em Cristo no Sudão estarão promovendo amanhã, o Dia Nacional de Oração em favor de um avivamento pelo seu país. Estamos convidados a nos unirmos em oração com eles.

A informação nos foi passada pela Associação Billy Graham, através do nosso amado companheiro pastor Geremias do Couto.

Leia mais sobre a igreja no Sudão em MISSÕES PORTAS ABERTAS
--> Leia mais...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Você conhece o Tumblr.?

*

Um serviço de blogs, criado no longínquo ano de 2005, tem feito um bom sucesso lá fora, e começa agora a despontar entre os brasileiros: é o Tumblr.

O Tumblr é um sistema de Microblog, ou melhor, Tumblelog, que tem suporte para muitos recursos, como imagens, vídeo, sons, bate-papo e etc., tudo de maneira extremamente simples.



A Wikipédia define assim os Tumblelogs:

Tumblelog é uma variação de blog que favorece pequenos posts de diversos tipos de mídia. Formatos comuns de posts em tumblelogs são links, fotos, citações, diálogos e vídeo. Diferente de blogs, esse formato freqüentemente é usado para expor as criações, descobertas, ou experiências do autor sem o comentário dos leitores.”

Simplificando, o Tumblr seria na verdade um serviço intermediário entre microblogs como o Twitter e blogs como os da Blogger e WordPress.

O serviço funciona muitas vezes como um Twitter, onde você pode repostar (republicar) textos de outros blogs que você acompanha (como no Twitter), com a facilidade de um simples clique num botão. E o melhor é que, ao contrário do Twitter, você não fica preso ao limite de 140 caracteres por post. Pode escrever à vontade.

Outro atrativo que salta aos olhos no Tumblr é a interface limpa, super simples, onde o conteúdo de seus posts tem todo o destaque, e não o layout do blog. Minimalismo à serviço da mensagem, em detrimento do meio.

E há ainda muitos outros recursos a serem explorados, como a elogiada capacidade de se efetuarem posts diretamente a partir do celular (coisa que outros serviços fazem, mas com muito mais complicações...).

Caso tenha ficado curioso, visite o serviço:
Criei um blog lá, a título de teste, em:

Sammis Reachers

--> Leia mais...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Debates acalorados marcam tramitação de proposta contra homofobia


Pastor Silas Malafaia entrega manifesto de cristãos contra o PL 122/2006 em Brasília

Na semana passada, o site oficial do Senado citou artigo deste blogueiro, escrito em 2007. Confira neste blog e na própria fonte (aqui).
__________

"Durante o período em que tramitou na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o PLC 122/06, que criminaliza a homofobia, foi debatido em uma acalorada audiência pública. Nem mesmo as rosas brancas distribuídas na ocasião por militantes da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) arrefeceram a polêmica.

Presente ao debate, Ivair Augusto dos Santos, representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, defendeu a aprovação da proposta argumentando que os homossexuais convivem rotineiramente com a discriminação e a violência. A cineasta Tizuka Yamasaki, que tem um filho gay, também argumentou que a proximidade afetiva tem o poder de cortar a barreira da discriminação.

Mesmo condenando atos discriminatórios contra homossexuais, representantes de grupos católicos e evangélicos defenderam a rejeição do projeto. Para o assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Paulo Leão, além de inconstitucional, o projeto atentaria contra a liberdade de opinião. Opinião semelhante foi manifestada pelo reverendo Guilhermino Cunha, para quem a livre manifestação de afeto por homossexuais em locais públicos, como garante o projeto, feriria a Constituição e o Código Penal.
Na ocasião, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) sustentou que as desigualdades não serão superadas se as diferenças não forem encaradas com fraternidade e respeito. Para a senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), quem discrimina homossexuais deve ser punido com rigor. Também se declararam a favor do projeto os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Serys Slhessarenko (PT-MT).

Contrário à aprovação do texto, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) defendeu a revisão de alguns pontos a partir de negociação entre as partes. O senador Magno Malta (PR-ES) avaliou a proposta como “draconiana”, afirmando que a mesma seria inconstitucional.

Enquanto o projeto tramita no Congresso, as manifestações favoráveis e contrárias à proposta ganharam a internet. Diversos espaços de discussão foram criados na rede mundial de computadores, entre os quais os sites do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (https://www.naohomofobia.com.br) e o da
União de Blogueiros Evangélicos (https://ubeblog.com/2007/11/pl-1222006-votem-contra-todos-os.html)".

E.A.G.

Fonte: Silvia Gomide / Agência Senado
--> Leia mais...

domingo, 26 de julho de 2009


"TwiFace"
.
João Cruzué

O de certa forma é parecido com o . Apenas por curiosidade, copiei meus textos de divulgação no Twitter e os colei no Facebook. O que isso vai acrescentar eu ainda não sei, Mas, eis aí meu "twiface". A diferença é que no facebook você pode receber comentários.



.

Sim, nós também podemos


Blogs Evangélicos
nas primeiras páginas de buscas do Google



Publicado: sexta 25.07.2009
João Cruzué

Estamos nas primeira página de buscas do Google; competindo de igual para igual com a grande mídia. Se podemos nos fazer notar publicando assuntos de utilidade pública, que dirá então quando publicamos textos de conteúdo cristão? Sim, nós estamos diante de uma oportunidade ímpar. Precisamos ter consciência disso para nos preparar para uma nova missão: nossos blogs poderão ser as fontes de informação das gerações kids e teens que temos hoje. Depende de nós acreditar nesta visão e não perdermos tempo com velhos conceitos ou assuntos estéreis.

Sempre recebo emails com esta pergunta: João, como faço para que meu blog apareça nos resultados de busca do Google? Eu já respondi isso outras vezes, mas tenho um prazer especial em repetir minhas opiniões.

1 - Para você conseguir a mesma visibilidade do Blog da UBE e do Blog Olhar Cristão, você precisa criar um blog e mantê-lo ativo pelo menos durante um ano. Esta atividade significa pelo menos umas três postagens por semana.

2 - Outro segredo para conseguir resultado na primeira página de busca é colocar corretamente o título da postagem. Estas são algumas dicas 1) Uma combinação de pelo menos quatro palavras chaves. Na figura um temos: Ministerio saude perguntas respostas gripe suina. No segundo exemplo: Ministerio saude tira duvidas gripe suina; 2) nenhuma dessas palavras teve acentuação. Nem cedilhas. Título de postagem não pode ter acentuação gráfica quando você salva pela PRIMEIRA VEZ. Nem pontuação de qualquer espécie. 3) Depois que você publica seu título pela primeira vez (batismo) ele não muda mais. Sabendo disso, você pode voltar em Editar postagens, e colocar todos os acentos e cedilhas necessários para corrigir a ortografia. Lembre-se: antes da primeira publicação títulos podem ser construídos somente com palavras chaves e sem acentuação. Note bem: no primeira caso o título correto seria: Ministério da Saúde - Perguntas e respostas sobre gripe suína. Podem ficar de fora: artigos, preposições, conjunções e até palavras. A melhor combinação são pelo menos quatro palavras. Por que?

Estudo:

a) - A palavra "Ministerio" aparece 88.800.000 na Busca do Google;

b) A palavra "saude" aparece 20.900.000:

c) "Perguntas", aparece 44.300.000;

d) "Respostas": 42.400.000;

e) As quatro palavras juntas aparecem apenas 391.000.


Isto quer dizer que suas chances de aparecer bem posicionado nas páginas de buscas do Google teriam mais probabilidades com a quinta alternativa.

Sabendo que o título da postagem tem muito a ver com um bom posicionamento nos resultados das buscas, então anote aí esta dica e mãos à obra.

3 - A prioridade do conteúdo sobre a forma. Criar os próprios textos. Ter a autoria da maioria das postagens que escreve, identificando com seu nome no começo do texto. Muitos ficam em dúvida sobre o que devem escrever. Eu comecei, escrevendo testemunhos de bênçãos que o Senhor me deu. Testemunhos são experiências pessoais com Deus, que costumam falar mais profundamente com outras pessoas. Mesmo que às vezes você ache que não. Você pode começar por aí. Além de testemunhos, você pode ir deixando seu blog com a cara de uma revista ou como um prato com alimentos variados. Variedades é sempre melhor que a mesma coisa ao longo de meses. Experimente comer apenas três colheres de arroz, todo dia, durante seis meses... Você enjoa. E não vai querer ver arroz por muito tempo. Assim também pode acontecer com os leitores do seu blog. Varie. Não deixe que eles fiquem com uma impressão ruim. Variedades podem ser: uma poesia, uma entrevista, uma crônica, uma tradução, uma reportagem de alguma coisa que acontece na sua cidade, a programação de uma festa, o testemunho de um novo convertido... Procure aproveitar o impacto da fotografia, da ilustração nos textos...

Sempre ouço estas palavras: "Ninguém nasce sabendo tudo". Eu creio que deva ser verdade. Alguns são tão inteligentes, mas não investem em nada. Outros são medianos, se esforçam e conseguem melhores oportunidades. Isso também funciona com blogueiros. Quando mais você insiste, mais conhecimento você acumula. Principalmente os investimentos na oração (não escrever coisas sem inspiração) e no domínio da língua portuguesa.

Nas duas figuras acima nós comprovamos que um sonho pode se tornar uma realidade. A UBE vem trabalhando e compartilhando conhecimento, tecnologia e dicas para que você também participe desta realidade. Não mais como expectador, mas como agente de mudanças.

Juntos, nós já estamos surpreendendo!

.
--> Leia mais...

sábado, 25 de julho de 2009

Ministério Saúde - Perguntas e respostas sobre gripe suína

"Ministério da Saúde tira dúvidas sobre nova gripe"


Ministro da Saúde, José Gomes Temporão

De Cíntia Castro*
-----------------------------------------------------------------------
Veja as perguntas mais comuns dos brasileiros e as respostas do
governo federal. O MS orienta os suspeitos de gripe
a procurar um posto de saúde ou médico

-------------------------------------------------------------------------

O Ministério da Saúde está fazendo todos os esforços possíveis para deixar a população informada sobre a Influenza A (H1N1). O trabalho da imprensa tem ajudado também a esclarecer os brasileiros sobre a nova gripe. O Ministério mantém no seu site www.saude.gov.br um espaço específico para o tema, que traz informações atualizadas, além de colocar à disposição da população o atendimento gratuito pelo Disque Saúde. Veja algumas dúvidas e as respostas:


1 - Qual é a previsão de produção da vacina contra a influenza A (H1N1) no Brasil?

O Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, é responsável no Brasil por desenvolver as vacinas contra a gripe comum (sazonal) e estará à frente também do desenvolvimento da gripe contra a influenza A (H1N1). A vacina a ser produzida no Brasil estará disponível no próximo ano. Além de desenvolver a vacina, o MS avaliará, junto ao Butantan, a necessidade de comprar vacinas prontas de outros fabricantes.


2 – Haverá cadastramento de novos laboratórios para realização de exames de diagnóstico?

Atualmente, três laboratórios de referência fazem o exame de diagnóstico da influenza A (H1N1) no Brasil: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas (IEC/PA) e Instituto Adolf Lutz (SP). Há a possibilidade, agora, de credenciamento de Laboratórios Centrais (Lacens) para centralizar a realização desses exames nos estados, além dos três laboratórios de referência. Isso já está em curso para os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, mas ainda não há data definida para essa habilitação.


3 - Como é realizada a distribuição do medicamento?

A distribuição dos medicamentos é centralizada. O Ministério da Saúde envia os remédios aos estados, respondendo às solicitações das Secretarias Estaduais de Saúde. Cabe a elas não só indicar as unidades de referência no atendimento da nova gripe, como também ampliar o número de unidades para realização do tratamento. Outras unidades podem ser indicadas para atender os casos e usar o antiviral.


4 - O Brasil tem medicamento suficiente para enfrentar a influenza A (H1N1)?

Sim. O Ministério da Saúde tem medicamento suficiente para enfrentar a pandemia de influenza A (H1N1). O MS tem um estoque de 9 milhões de tratamentos em pó. Eles foram adquiridos em 2005, época de uma possível epidemia de gripe aviária. Além disso, na terça-feira (21 de julho), o governo federal recebeu mais 50 mil tratamentos. Desses, 15 mil vão para o Rio Grande do Sul, estado entre os mais afetados pela doença. Outros estados com maior número de casos também receberam quantidade adicional de tratamento. Até o fim de julho, o MS vai receber mais 150 mil tratamentos. Nas próximas semanas, será um milhão a mais de medicamentos disponíveis, além do que está estocado em pó. O Ministério esclarece que o estoque de remédios está de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).


5 - Quais os critérios de utilização para do medicamento fosfato de oseltamivir?

Apenas os pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas, desde o início dos sintomas, e as pessoas com maior risco de apresentar quadro clínico grave serão medicados com o fosfato de oseltamivir. Os demais terão os sintomas tratados de acordo com indicação médica. O objetivo é evitar o uso desnecessário e uma possível resistência ao medicamento, assim como já foi registrado no Reino Unido, Japão e Hong Kong. É importante lembrar, também, que todas as pessoas que compõem o grupo de risco para complicações de influenza requerem avaliação e monitoramento clínico constante de seu médico, para indicação ou não de tratamento com o fosfato de oseltamivir.


6 - Quem está no grupo de risco?

O grupo de risco é composto por idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica (como pacientes com câncer, em tratamento para AIDS), pessoas com obesidade mórbida e também com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como anemia falciforme.


7 - Por que o Rio Grande do Sul registra tantos casos da influenza A (H1N1)?

Todos os anos, o Brasil registra ocorrências de casos graves e óbitos por gripe e doenças associadas, como pneumonia, em todas as regiões. Neste período do ano, que é inverno, sempre há maior ocorrência desses casos, em especial no RS e nos outros estados do Sul e Sudeste. Isso porque eles têm o inverno mais rigoroso e mais prolongado. Além disso, no caso especifico da influenza A (H1N1), há países com maior número de casos que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul, como é o caso da Argentina. A disseminação da doença aumenta e não é indicado controlar o fluxo de pessoas na fronteira, pois isto não tem efeito na disseminação da doença.


8 - Grávidas podem tomar fosfato de oseltamivir?

Não há registros de efeitos negativos do uso do fosfato de oseltamivir em mulheres grávidas e em fetos. No entanto, como medida de precaução e conforme orientação do fabricante, esse medicamento só deve ser tomado durante a gravidez se o seu benefício justificar o risco. Essa decisão deve ser tomada de acordo com indicação médica.


9 - Existe transmissão sustentada do vírus da Influenza A (H1N1) no Brasil?

Desde 24 de abril, data do primeiro alerta dado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o surgimento da nova doença, até o dia 15 de julho, o Ministério da Saúde só havia registrado casos no país de pessoas que tinham contraído a doença no exterior ou pego de quem esteve fora. No dia 16 de julho, o Ministério da Saúde recebeu a notificação do primeiro caso de transmissão da Influenza A (H1N1) no Brasil sem esse tipo de vínculo. Trata-se de paciente do Estado de São Paulo, que morreu no último dia 30 de junho. Esse caso nos deu a primeira evidência de que o novo vírus está em circulação em território nacional. Todas as estratégias que o MS deveria adotar numa situação como esta já foram tomadas há quase três semanas. O Brasil se antecipou. A atualização constante de nossas ações contra a nova gripe permitiu que, neste momento, toda a rede de saúde esteja integrada para manter e reforçar as medidas de atenção à população.


10 - Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?

Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procure seu médico ou vá a um posto de saúde. É importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%.


11 - Quando eu devo procurar um médico?

Se você tiver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum.


12 - O que fazer em caso de surgimento de sintomas?

Qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe deve procurar seu médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento adequado. Nos casos de agravamento ou de pessoas que façam parte do grupo de risco, os pacientes serão encaminhados a um dos 68 hospitais de referência.


13 - Por que o exame laboratorial parou de ser realizado em todos os casos suspeitos?

Essa mudança ocorreu porque um percentual significativo — mais de 70% — das amostras de casos suspeitos analisadas em laboratórios de referência, antes dessa mudança, não era da nova gripe, mas de outros vírus respiratórios, ou não era de nenhum virus. Com o aumento do número de casos no país, a prioridade do sistema público de saúde é detectar e tratar com a máxima agilidade os casos graves e evitar mortes.


14 - Os hospitais estão preparados para atender pacientes com a Influenza A (H1N1)?

Atualmente, o Brasil possui 68 hospitais de referência para tratamento de pacientes graves infectados pelo novo vírus. Nestas unidades, existem 900 leitos com isolamento adequado para atender aos casos que necessitem de internação. Todos os outros hospitais estão preparados para receber pacientes com sintomas leves de gripe.


15 - Como eu posso me prevenir da doença?

Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.


*Cíntia Castro é do
Núcleo de Comunicação Interativa Ascom -

Gabinete do Ministro - Ministério da Saúde


Para João Cruzué/Blog Olhar Cristão
Somos do Núcleo de Comunicação Interativa do Ministério da Saúde. Encaminho, o Tira Dúvidas sobre a Influenza A (H1N1).

Continuamos à disposição.

Obrigada,"


---------

Agradecemos ao Ministério da Saúde, através da Cíntia, que entrou em contato conosco para corrigir algumas informações e repassar outras de interesse púplico. Os blogueiros cristãos que quiserem, poderam copiar livremente as perguntas e respostas acima. (João Cruzué)













.
--> Leia mais...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

BLOGS: UMA PROJEÇÃO FUTURISTA

"É impossível imaginar como vai ser dentro de dez anos, quando praticamente todo mundo que você conhece terá um blog. Mas é para lá que estamos indo" (Thomas L. Friedman, O Mundo é Plano, Objetiva, 2009, p. 142).

Os blogs são ferramentas que possibilitam um ministério mundial (pessoal ou de igrejas), capaz de impactar e influenciar os leitores dos mais distantes rincões do mundo.

Tem gente que ainda não se apercebeu desta realidade do mundo plano.

Abraços,
--> Leia mais...

sábado, 18 de julho de 2009

ÁGUAS VIVAS - Antologia de Poesia Evangélica para download

*

Amados irmãos, leitores
e membros da UBE, é com imenso prazer que trago até vocês mais uma antologia poética. ÁGUAS VIVAS é um e-book gratuito, uma antologia reunindo textos de 10 poetas evangélicos contemporâneos, apresentando autores relativamente pouco conhecidos ao lado de outros já consagrados, como o Pr. Israel Belo de Azevedo, Pr. Josué Ebenézer e o Prof. Noélio Duarte, membros Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), e o bardo português João Tomaz Parreira, entre outros.

Leia alguns trechos da apresentação:

Águas Vivas, mais que uma simples antologia poética, nasce como um oportuno projeto, que visa a aproximar ainda mais leitores e poetas evangélicos contemporâneos. Por um lado divulgando a poesia evangélica e incentivando a produção de bons autores, e por outro, apresentando ao leitor um breve, mas significativo panorama da obra destes bravos bardos que têm na fé evangélica e no manejo das palavras o traço de sua união. E projeto ainda porque meu objetivo, se o Senhor assim o permitir, é organizar de tempos em tempos novos volumes desta antologia, contemplando a obra de muitos outros autores.
... ... ...
Tenha uma boa leitura, e sinta-se livre para compartilhar este livro eletrônico com seus amigos, irmãos e contatos, mas lembre-se: a obra não pode ser comercializada de nenhuma maneira, estando liberada sob uma licença Creative Commons.”

Em ordem alfabética, os autores que compõem este livro são: Brissos Lino, Gilberto Celeti, Giovanni C. A. de Araújo, Israel Belo de Azevedo, J. T. Parreira, Josué Ebenézer, Luiz Flor dos Santos, Noélio Duarte, Sammis Reachers e Wolodymir Boruszewski (Wolô).

São 163 páginas, em formato PDF. Para você baixar, divulgar e compartilhar à vontade.

Para baixar o livro, Clique Aqui.
_______________________________

Irmãos, estejam livres para reproduzirem este post em seus blogs, e/ou disponibilizarem este livro para download direto a partir de seus blogs e sites, sejam pessoais ou institucionais, sem a necessidade de prévia autorização.

, org.
*
--> Leia mais...

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Blogs Evangélicos - Sete razões para continuar publicando

.
Consertando o arado
João Cruzué

Queremos deixar aqui alguns comentários sobre a importância do Blogueiro Cristão não desistir de publicar seus textos. Venho lembrar da comparação que Paulo fez entre a maratona e a carreira cristã, que também produz a mesma imagem quando o assunto são blogs. Assim, passo a apresentar algumas razões por que você não deve abandonar seu projeto

1 - Realidade - O lado negro da internet continua crescendo dia após dia. Publicadores de conteúdo de prostituição, homossexualismo, pornografia, neonazismo, corrupção, terrorismo, e outras coisas ruins. O inimigo mor de Cristo não tem em seu dicionário a palavra "desistir".

2 - Oportunidade - Hoje blogar é gratuito. A tecnologia para divulgar o Evangelho a toda criatura está aí disponívelcomo nunca antes esteve. A inteligência para criar estas tecnologias foi dada por Deus aos Homens. Se deixarmos passar a oportunidade para falar de Cristo por razões as mais justas, quem pode assegurar que no dia de amanhã teremos outras? E a liberdade que conquistamos neste país? Por acaso na Europa, e mesmo na América existe uma país como o nosso, laico, que nos dá amplos direitos para exercer a vida religiosa?

3 - Conhecimento - Cada ano, se continuar escrevendo, editando, publicando, serão mais experiências de trabalho acumuladas. Com esforço e curiosidade, sempre se alcança mais saberes com o passar dos anos. Por uma questão de respeito aos seus leitores e sob a ótica da excelência, é muito bom ter domínio da língua portuguesa quanto à semântia, ortografia, concordância, redação. Blogar então faz bem à cultura da própria blogueiro, além de fazer amizades com pessoas que têm os mesmos objetivos.

4 - Compromisso - A partir do dia que entregamos nossa vida a Cristo e repetidos que Jesus é o Senhor, então somente podemos provar isso com ações. Todo discípulo tem ao menos um talento e uma função dadas por Deus para trabalhar em prol do Reino Deus. Se por acaso seu dom ou função é liderar, então também vai precisar de escrever. As duas gerações que estão crescendo, agora, basicamente se informam pela Internet. Se você se considera um discípulo, um cristão em fase de crescimento espiritual, precisa saber que há uma ordem para trabalhar na "vinha". Como se trata de um fonte de informação e difusão do conhecimento, a Internet também é uma vinha.

5 - Compartilhar - Até há pouco tempo somente sua família, seus colegas, sua congregação, sabiam das maravilhas e bênçãos que Deus vem lhe concedendo. Saúde, emprego, o pão de cada dia, a roupa para vestir, talvez até um carro, dinheiro para pagar a universidade, enfim o testemunho do que Ele tem feito de bom na sua vida. Hoje através de um blog todas as bênçãos que você recebe podem ficar disponíveis como um testemunho encorajador aos leitores nos quatro cantos da terra, em menos de um minuto após a publicação. E Deus não dá bênçãos pequenas para ninguém. Quando comecei a escrever meu primeiro blog, foi para contar as grandes coisas que Ele tinha feito em minha vida.

6 - Parceria - Pode ser que você ainda não pensou nisto: houve tempos, que também pensei em desistir e parar. Mas eu não consegui. Durante 11 anos fiquei desempregado, depois o Senhor se lembrou de mim e começou a me abençoar, por isso e por que gosto de escrever, decidi publicar mensagens e testemunhosno Blog Olhar Cristão. Há sempre alguém precisando, em determinado momento, ouvir a voz de Deus. Sempre oro para que meus textos sejam encaminhados diante de quem esteja precisando. Se para Deus uma alma salva vale mais do que um mundo inteiro perdido, neste exato momento, há centenas, milhares, milhões de almas angustiadas, vazias, que precisam ouvir uma palavra da parte de Deus. E quem sabe somente você tenha esta palavra.

7 - Criticas - A internet é muito demonizada por grande parte das lideranças da Igreja Evangélica como uma fonte de águas sujas. Curiosamente se esquecem de que Lutero também sofreu grande perseguição quando decidiu imprimir a Bíblia em alemão para que o povo de seu país pudesse ler a palavra de Deus na própria língua. A língua desta geração - crianças, adolescentes e jovens tem um nome. Internet. Se ela não encontrar por lá a presença de Cristo nas multiformes publicações eletrônicas, vai se alimentar apenas de secularismo, humanismo, ateísmo. Menos Cristo.

Sei que ainda há outras razões, todavia creio já ser o bastante. Se você não sabe o que escrever, comece publicando seu testemunho de encontro pessoal com Cristo. Depois conte as coisas que tem recebido do Senhor. Foram por esses motivos que comecei. Tenho certeza de que você, por mais novo que seja na fé, tem ao menos um testemunho de salvação e uma bênção para contar. Se já é um cristão adulto, escreva e publique com o auxílio de sua formação. Se é um jornalista, escreva reportagens sobre assuntos cristãos. Se é um missionário, descreve um quadro de missões do país onde está ou aonde vai trabalhar. Se você é uma professora, publique textos que falem de Cristo. Publique os melhores textos de seus alunos sobre assuntos cristãos. Se é um Pastor, publique esboços, sermões, testemunhos de curas, milhagres. Se você é líder de jovens, publique coisas e fotos da juventude da sua Igreja. Se você é adolescente escreva sobre as atividades do seu grupo. Do outro lado do monitor, sempre haverá alguém para ler.

Portanto não é hora de desistir, pois a maratona mal começou. Analise suas dificuldades e peça ajuda, comente sobre elas para nós da UBE. Pode usar meu email para se comunicar: . Arranje alguém para dividir a publicação de textos no seu blog. Monte um grupo para publicar no mesmo blog. Cuidado com os exageros, não use mais tempo do que o necesário em blogs. Quero lembrar também sobre as as críticas: elas têm seu lado positivo, use-as para subir degraus.

Você não está sozinho(a) nisso.
Conte conosco:


.

--> Leia mais...

Antigo acervo

Uma das edições mais antigas da Bíblia agora está digitalizada na internet. Gratuitamente todos podem ler as 800 páginas do manuscrito Codex Sinaiticus, que estão escritas em grego. Para quem quer conhecer o site, que está em inglês, basta visitar em www.codexsinaiticus.org


O Códice Sinaítico, como é conhecido em português, é datado de 340 d. C. Além de antigo, esse manuscrito é um dos mais completos, pois abrange todo o Novo Testamento e metade do Antigo Testamento. O tipo de texto do manuscrito é alexandrino, como leituras de estilo ocidental.


Mais uma vez a internet disponibiliza para todos aquilo que antes era restrito apenas aos eruditos e especialistas. Essa forma de democratização muito beneficia a igreja e os seus membros interessados no estudo das Sagradas Escrituras.


Por Gutierres Siqueira, editor do

--> Leia mais...

sábado, 11 de julho de 2009

Como colocar qualidade em seu blog

.

João Cruzué

A grande preocupação dos blogueiros mais antigos é: como podemos produzir muito conteúdo cristão se a blogosfera evangélica, apesar de ter crescido muito em quantidade, ainda tem pouca qualidade? Basicamente, estamos diante de um problema que no curto prazo não pode ser resolvido. A maturidade vem com dois três anos, todavia a UBE pode ajudar nesta questão abrindo a discussão, promovendo cursos de blogs e sugerindo princípios, protocolos, normas e mudança de visão.

A forma e o conteúdo. É natural que nos preocupemos com a forma, o layout de nossos blogs. Uma questão vem à mente: quem veio primeiro o ovo ou a galinha? Como não há unanimidade neste assunto, da mesma maneira acontece com blogs. Posso dar minha sugestão: priorizar o conteúdo, pois a forma é mais fácil de trabalhar.

Não basta um blog bonitinho, cheio de ferramentas (widgets), mas pobre de idéias, de conteúdo. Se você quiser ser um blogueiro respeitado invista no planejamento, na pesquisa, publique com regularidade e paciência. Uma semente não se torna árvore em apenas uma semana nem vai produzir frutos antes da maturidade e da estação própria.

Se você tem mesmo um compromisso com Deus não vai se contentar com o bom nem com o agradável. Você vai buscar a perfeito - a qualidade no processo de blogar.

Para buscar essa perfeição, sua primeira preocupação deve ser com a língua portuguesa. Arranje uma gramática atualizada, use dicionário, e tudo sobre literatura que puder. Leia bastante bons escritores de nossa língua. Por exemplo: Machado de Assis. Observe concordância, regência verbal. Se a língua portuguesa é seu instrumento de trabalho e sua visão é ser um blogueiro perfeito, você precisa dominar a língua mãe. Geralmente as pessoas que gostam de ler, ao ver uma postagem de sua, podem até não gostar de religião, mas diante de um texto bem construído, podem gostar do seu trabalho. E se gostarem, em outra ocasião quando virem um link seu, com certeza vão querer clicar para ler.

Porém não basta ter o domínio da língua portuguesa, inglesa, espanhola, francesa, chinesa se como cristão não tiver inspiração nos textos que escreve. Eles podem ser bonitos, mas serão estéreis. Perfeitos tecnicamente, mas sem a presença do Espírito. O outro lado da moeda também é verdadeiro. Não adianta ser 100% inspirado se escrever Jezus com "z", fieu com "u" e deus com "d" minúsculo. "A lei e o testemunho". A graça com a erudição. O texto com o Espírito. Um blogueiro evangélico perfeito deve ter inspiração de Deus e o domínio da Língua mater. Ainda não alcancei isto, mas estou me esforçando. Enquanto não tenho este domínio, uso regularmente o programa Word para descobrir as indicações de erros. Se conclusivos, eu os corrijo. Este princípio de melhorar sempre é uma atitude de respeito para com os leitores.

Conteúdo variado. É um erro postar sempre o mesmo assunto. Os leitores têm necessidades e gostos de leitura diferentes. Coisas diferentes os atraem. É por isso que a leitura de uma Revista é mais agradável que a de um jornal. Por exemplo, em tempos de crise, a grande mídia impressa tem mais cuidado com a linha editorial. A mensagem de cada semana é mais trabalhada. A competição obriga a publicar algo melhor, sempre acima da concorrência. A mídia secular busca potencializar seus ganhos explorando e publicando assuntos de grande apelo popular. Da mesma forma, um blogueiro evangélico que busca o incremento tanto de performance quanto de leitores precisa servir um "prato" variado, colorido e substancioso.

Blogagem compartilhada. Respeitando as opiniões de cada um, creio que NÃO seria bom blogar sozinho para quem tenha a possiblidade de ter um amigo para postar conteúdo. Uma blogagem a dois, é potencialmente mais produtiva. Isso leva à discussões, interação, divergência e unanimidade. Blogar a dois pode levar a um desenvolvimento maior de formas de pensamento.

Criatividade X "copiagem". Há uma insatisfação muito grande de muitos blogueiros que reclamam ter seus textos surrupiados e publicados em blogs alheios. Tenho visto que blogueiros que criam os próprios textos estão mais presentes nos sites de buscas da Internet. Você pode publicar textos de colegas, conquanto que os avise antes e não se esqueça de colocar os créditos a que têm direito. Créditos quer dizer a autoria, o nome do blog do colega que criou a postagem e o link da postagem original. Isto é respeito pelo trabalho dos outros. Blogs apenas com textos alheios, e nenhum próprio, mostram falta de personalidade ou complexo de inferioridade. Quem sabe você se considera um patinho feio, não descobrindo o talento que tenha, porque nunca tentou?

Reação a elogios e críticas. Não despreze as críticas. Elas podem não agradar. Elas provocam reações iniciais negativas, mas depois podem melhorar nossa visão das coisas. Desconfie dos elogios. Eles podem lhe trazer a falsa sensação de perfeição. Há muitos prêmios sendo distribuídos na blogosfera. Não pense que essas premiações são sempre honestas. Na maioria das vezes, essas premiações são políticas de atração de leitores, não se preocupando muito com o blog premiado. Iscas.

Resumindo: trabalhe primeiro a qualidade do conteúdo de seu blog. Mostre respeito aos leitores investindo pesado no domínio da língua portuguesa. Por princípio, escreva focado e inspirado. Dê primazia ao Espírito Santo em seus textos. Seja diferente. Se estiver começando com um blog, respeitando caso a caso, é uma boa estratégia blogar a dois. Com respeito mútuo, um vai potencializar as habilidades do outro. Não poste sempre o mesmo assunto, meses a fio. Mensagem, mensagem, mensagem, mensagem e mensagem. Ninguém aguenta. Nem mesmo crentes. Procure variar com sabedoria, trabalhando seu blog como se fosse uma revista de conteúdo variado. Não seja um eterno copiador de textos alheiros. Arisque, crie, produza, não tenha medo de errar, aprenda com os erros. Valorize e agradeça as críticas, elas potencializam o crescimento.

Quanto à forma, o layout de seu blog, um bom começo é criar um blog-teste similar ao modelo do seu blog principal para pesquisar e conduzir experimentos nele. Enquanto eu não desmontei o código de html de um blog, não adquiri o conhecimento que precisava para trabalhar a forma de meus blogs.


João Cruzué/UBE


Curso de blogs para cristãos:



--> Leia mais...

Atitudes para não perder o foco

.

blogs-lavanderia?
João Cruzué

Na blogosfera evangélica há liberdade para postar a opinião que você quiser, desde que não se esconda atrás do anonimato. É garantia constitucional. O mesmo não posso dizer para um blogueiro que tenha caráter cristão.

Paulo resumiu este assunto em dois versículos com pequenas variações no final, mas ligadas pelo mesma essência. Desde o início, tenho por princípio não trazer mais coisas ruins para a Internet do que as que já estão ali. Construir, em lugar de desconstruir; edificar, em lugar de derrubar. Ser pacificador em lugar de agitar. Usar a água e azeite em vez de gasolina e esgoto.

Estou muito preocupado com o que venho lendo na blogosfera. Não me refiro aos blogueiros novos, mas à gente experiente, que acha que está mostrando a verdade ao mundo globalizado. Esse mundo não faz distinção entre crentes e Crentes; entre líderes e Líderes. Para o mundo, crentes sejam de que donominação forem, são farinha do mesmo saco. São? É necessário tomar cuidado para não dar um "tiro" no próprio pé.

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." I Coríntios 6:12

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. I Coríntios 10:23

Alguns blogueiros já experientes estão trazendo para a WEB os barracos e partidarismos carnais que ocorrem em suas denominações. I Coríntios 3:4: "Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?

Ainda outro versículo. Não de Paulo, mas de Tiago: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."

Autodomínio, conveniência e orientação.

Autodomínio - para não se deixar levar por inimizades que em vez de ajuntar espalham.

Conveniência. Há sempre um tempo e lugar para discutir e lavar roupa suja. Em nenhum lugar da Bíblia Deus diz que se teu irmão pecar, leve o caso dele à praça pública para tratar do caso diante de todos os ímpíos. [Posteriormente addicionado]: A Bíblia não escondeu a verdade da conduta de alguns de seus personagens. No Velho Testamento. Com o advento do Novo Testamento existem normas explicitas de como tratar de assuntos internos da Igreja. Transparência, sim. Interna; não para o mundo.

Orientação. Não devemos tomar partidos de homens, pois isso mostra que a carne tem domínio sobre nós. Os escândalos quando vêm, são permissão de Deus para derubar torres fortes e homens caídos da graça.

Conclusão: antes de dizer o que pensa, veja se é o tempo e o lugar.


--> Leia mais...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Novos planos para a blogosfera evangélica

.
João Cruzué

Este texto é uma forma de agradecimento que dedico a todos que já leram, elogiaram e principalmente criticaram minha forma de pensar sobre a blogosfera evangélica. Se antes ter um blog era coisa de intelectual, pelo menos no Brasil de hoje isso já se tornou uma ferramenta de comunicação bem democrática. Quero mais uma vez analisar o momento desta mídia virtual para imprimir um retrato que venho revelando há alguns dias. Você não é obrigado a concordar comigo, todavia não são muitos os blogueiros que se arriscam a escrever sobre tendências.

É público a informação de que os grandes e endeusados veículos de comunicação estão em tempos de vacas magras. Com exceção do Google, que ganha muito dinheiro vendendo espaços para publicidade em seu serviço de disponibilização de buscas, a maioria não consegue fazer dinheiro na Internet da mesma forma que fazia com a mídia impressa. Os tempos mudaram. Hoje, com a existência dos blogs e da internet, até as postagens do irmão J"oãozinho" e da irmã "Mariazinha" ficam ao alcance do mundo inteiro.

O que poucos notaram, é que o Google nos dá, hoje, uma ferramenta fantástica para competir em igualdade de condições com sites da Globo, Estadão, Abril, etc. Há três, quatro anos atrás, você não via blogs em uma página de busca. Hoje eles estão presentes principalmente na primeira página. Se você produz textos de própria autoria e bloga com regularidade em pouco mais de um ano pode constatar este fato. Creio que o próprio Google deseja que mais e mais produtores de conteúdo usem o blogspot para atomizar as notícias. A partir de um blog qualquer pessoa pode redigir uma reportagem, um poema, uma crônica, o texto de um fato desapercebido acontecido em qualquer canto deste mundo. A democratização da informação.

Vamos aos fatos. Já faz algum tempo que venho trabalhando em uma teoria. E através de experimentos venho constatando evidências de que ela funciona na prática. Estou falando de títulos planejados. O segredo de trabalhar bem com o blogspot do Google está no título da postagem. Em fevereiro de 2008 eu publiquei uma tradução que fiz de uma do então candidato à presidência dos EUA - Barack Obama. Assim que ele tomou posse em janeiro de 2009, dez meses depois, houve uma enxurrada de visitas ao meu blog.

Na verdade não trabalho com notícias, meu blog é variado e tem o estilo de uma revista. Meu blog é evangélico, mas minha visão é global. Preciso escrever e atrair leitores de todos os segmentos sociais. A partir de três, quatro visitas, muito provavelmente um leitor não evangélico já se interessaria pela leitura de coisas minhas diante dos resultados de uma página de busca. Se escrever apenas as mensagens evangélicas que gosto, estaria transformando meu blog em um espaço de um assunto único. E assunto único em internet enjoa.


Outra prova. No dia 28 de junho fiz uma pesquisa e postei uma reportagem com o título "Sepultamento de Michael Jackson". Um título planejado e postado com antecedência. Uma semana depois o velório aconteceu de fato. No serviço de buscas do Google o Blog Olhar Cristão ficou por alguns dias na terceira ou quarta posição. O outro Blog Jornal Cristão ainda hoje aparece em primeiro lugar na primeira página para a consulta "sepultamento Michael" E o Olhar Cristão na segunda posição da busca . Na verdade, meu propósito não é escrever sobre Michael Jackson, mas posso atrair leitores para meus blogs se criar e publicar textos que podem competir em pé de igualdade com os grandes sites de mídia impressa.

É possível sim, ter seu blog divulgado na primeira página de buscas do Google - o maior "engine" de buscas do mundo quando você publica um texto antecipado com um título explorando um assunto de muito apelo popular. O que eu chamo de título planejado. É claro que você não tem todas as informações, mas à medida que sua pesquisa funciona, você pode ir atualizando. Você passa a competir com os gigantes da informação. Graças à plataforma blogspot que o Google nos oferece gratuitamente para publicar.

Um fato precisa ficar bem claro: a geração teen e os kids de hoje não têm o costume de usar a mídia impressa para se informar. O que eles sabem e leem vem da internet. Então, cada ano de experiência blogando vai contar muito. Tome conhecimento disso: não escondo de ninguém que nós cristãos precisamos tomar posse desses dessas ferramentas de informação online que são os blogs. Venho trabalhando na UBE sistematicamente para oferecer conhecimento de criação e edição de blogs para toda liderança evangélica - que goste de escrever. Uma prova disso é o tutorial que vem sendo publicado há mais de três anos. Acessível para crentes e não crentes. Temos uma grande oportunidade de sermos os atores principais, os líderes de publicação de conteúdo evangélico ou cristão como queiram na WEB.

O que demos início neste ano está com sua segunda aula saindo do forno. A primeira trouxe informações sobre o que são e a História dos blogs. A segunda aula deve ser um resumo da visão que um blogueiro evangélico deve ter. Eu entendo que, se decidirmos ser os produtores e publicadores de conteúdo cristão e informações para a Internet, temos que fazer isto com profissionalismo e paixão. Buscar a excelência. Por exemplo? No domínio da língua, nas técnicas de redação, nos estilos de textos, no formato das páginas de cada blog, encolher o tamanho dos textos. Ilustrar. E ficar atento à legislação nacional. Sobre isto, está tentando passar no Congresso um PL de autoria do senador Eduardo Azeredo - aquele que foi precursor do mensalão - que propugna tipificar como crime a simples cópia de uma imagem de um site da WEB.

Vou concluir este assunto dizendo o seguinte: se você já tem um blog, continue investindo tempo e paciência nele. Se você gosta de escrever e exerce liderança na sua Igreja, filie-se na para aprender e compartilhar conosco conhecimentos e experiências. Uma coisa é certa: o atual campo de batalha pela conquista dos corações destas duas (crianças e adolescentes) gerações está acontecendo na Internet. Poucos estão vendo isto. Nós estamos da blogosfera evangélica precisamos ter visão dessas coisas. Enquanto tivermos a plataforma de blogs e o serviço de arquivo e busca do Google não há limite para sonhar nem para realizar.

SP - 09.07.2009





--> Leia mais...

terça-feira, 7 de julho de 2009

Costumes e tradições da cultura japonesa


COSTUMES ALIMENTARES


Ikebana

Por Cintia Kaneshigue - Japão

Blog afiliado da UBE

Durante estes sete anos em que me encontro na Terra do Sol Nascente, um dos pontos que mais me chamou a atenção foi a alimentação nipônica. Logo ao acordar o desjejum é arroz, missoshiru (sopa de pasta de soja), peixe e verduras, e para acompanhar o já famoso chá verde. É muito raro encontrar famílias que se alimentam de pão ou tomam café logo ao acordar.

Missoshiru

Não que o café não seja bem-vindo. Aliás, você pode encontrar café em qualquer máquina de sucos por aqui. São de muitas as variedades: com e sem açúcar; fraco ou forte; com leite, com creme. Quente ou gelado. Isso mesmo: gelado! Os japoneses amam café gelado sem açúcar. Mas o café encontrado aqui não passa nem longe do saboroso café de nossa terrinha. Habitualmente ele é mais fraco, com cor de chá preto.

O almoço e o jantar decorrem com cardápio similar ao do café da manhã. Isso não quer dizer que não haja variações. Japoneses gostam muito de soba (macarrão japonês) e com ele existem vários pratos,entre eles os mais famosos e populares são o yakisoba(que pode ser encontrado em banquinhas, assim como compramos cachorro-quente por aí) e o soumen, macarrão fino,gelado e servido com um caldo que mistura shoyu e hondashi(uma espécie de tempero,feito com peixe,vem em pó). Este macarrão gelado vem acompanhado de omelete, pepino e presunto cortados em tiras bem finas. É muito refrescante nos dias quentes do verão japonês.

Soumen

A carne mais popular aqui com certeza vem do mar. Peixes e frutos do mar estão para os japoneses, assim como a carne bovina para os brasileiros. Em segundo lugar está o frango. Uma curiosidade: aqui se serve um espetinho de frango, aparentemente comum, mas se reparar melhor, vai ver que ele tem uma cor diferente e está lambuzado numa espécie de caramelo. E é isso mesmo!Eles passam uma mistura de shoyu com açúcar não só nesses espetinhos,mas em quase todas as carnes. O gosto é estranho, mas acho que me acostumei...Em terceiro lugar vem a carne de porco e em último a carne de vaca. Ambas são cortadas em tiras finas, como se fossem presunto, ou em medalhões para serem compradas.Detalhe: a carne bovina é muito cara aqui no Japão.

Ocha

As bebidas mais comuns e vendidas no Japão são os chás (ocha). Eles estão disponíveis em uma grande variedade nos mercados. Tem chá verde, branco, preto, de ervas, de limão, de maçã, de casca de árvore... São muitos. As crianças aprendem desde muito cedo a tomar chá. Tive os meus dois filhos aqui, e na seção de papinha você encontra vários tipos de chá para bebê. Agora o meu filho mais velho está na escola, no verão é necessário que leve uma garrafinha térmica com chá. Ah! não se enganem. Nenhum tipo de chá tomado no Japão leva açúcar.

Todas as plantações tem um pequeno altar e uma estátua de Buda. Ali a cada véspera de plantio os agricultores fazem oferendas para pedir que a safra seja boa. Igualmente depois da colheita, é feita a oferenda de agradecimento. Não há nada que seja fabricado no Japão que não seja consagrado a Buda. Em todos os lares existem os altares para os mortos, onde também é colocado as comidas preferidas do familiar que se foi.

Atualmente, os japoneses não querem mais cozinhar. Por esse motivo há uma infinidade de alimentos congelados para serem esquentados nos microondas.

Obento - WallE

Também existem várias lojas que vendem "obento", semelhante a uma quentinha, com tudo que japonês gosta.
Menu de obentos

O Japão não está conseguindo fugir da tendência mundial dos fast-foods. a diferença é que o tipo de hambúrguer que faz sucesso aqui é de camarão, peixe, teriyaki (hambúrguer de carne que leva aquele molho doce que mencionei acima), e hambúrguer de arroz.

Tirando os tradicionais lanches do M amarelo, há um outro tipo de fast-food que só existe aqui. Restaurantes populares onde as pessoas se sentam no balcão e a sua frente, há uma esteira por onde passam os pratos de sushi e sashimi.Você paga de acordo com a cor da borda dos pratos que pegou. É superrápido!

Outro restaurante que é muito popular por aqui são os lamen-ya. São restaurantes onde só se servem lámen. Com certeza não são nada parecidos com aqueles instantâneos que comemos por aí. Eles são bem elaborados e há vários tipode de caldos e de acompanhamentos.Faz sucesso no frio e no calor também!

Yakiniku

Aqui também há churrascaria!!Se chamam Yaki(queimar) niku(carne). Quem queima a carne somos nós!No meio de cada mesa há uma grelha, há uma prateleira frigorífica onde ficam as carnes. Então você escolhe o seu pedaço e coloca pra assar. A variedade de carne é muito pouca, sem contar que a maior parte esta cortada em tiras finas. A alegria de um brasileiro ao ir a um Yaki niku é comer o buffet que tem uma infinidade de pratos,e as sobremesas que também são fartas. A maior curiosidade deste restaurante é a forma de pagamento: você paga para comer por 90 minutos. Não é muito barato: em média cerca de 1,500 ienes. Ou 15 doláres.

Bem tocando no assunto dinheiro, comida não é barata no Japão. E há alguns fatores para isso. O Japão importa a maior parte de seus alimentos por falta de espaço para cultivá-los e também porque a comida pronta vinda da China é muito mais barata.

Como japonês gosta muito de arroz, o saco padrão deste grão é de 10kg. Custa em média 3,500 ienes ou 35 doláres. Você compraria um saco de arroz por R$70 reais? Eu sou obrigada a comprar.



Ikebana


Visite o Blog da Irmã Cíntia:



Ilustrações e edição de texto por João Cruzué


.


--> Leia mais...

domingo, 5 de julho de 2009

Entrevista com o Pastor Vanelli de Mogi Guaçu

.
Pastor José Armando Vanelli e esposa - Pastora Sara
Missão Apostólica Paz e Vida
Mogi Guaçu -SP
Por João Cruzué

Ficamos conhecendo o Pastor Vanelli através da União de Blogueiros Evangélicos. Lembro-me de que estava interessado em montar uma Rádio digital para operar na WEB. De vez em quando a gente trocava comentários nos blogs, até que mais recentemente tivemos nossa atenção despertada para o variado ministério que ele desenvolve na cidade paulista de Mogi Guaçu. Depois da devida apresentação vamos perguntar algumas coisas para ele. Nosso interesse é conhecer e compartilhar as grandes coisas que Deus tem feito para e através dele.


APRESENTAÇÃO

Pastor José Armando Vanelli é casado com a pastora Sara, juntos têm quatro filhos: Abrahão, Nohemy, João e Ruth, e um neto: Noah. Ele é um homem com muitas responsabilidades. O Pastor é diretor da Missão SAÍDA ( João 10:9) - uma escola de Reeducação Social para dependentes de drogas desde 1978. É diretor mantenedor do Colégio Cristão Favo de Mel, uma escola por princípios que abriga hoje 150 crianças. Diretor e professor do ATHUS - Centro de Treinamento Bíblico que forma líderes cristãos com base na Palavra da Fé. Um curso de dois anos cuja primeira turma está saindo do "forno". É Vice-Presidente do Conselho de Administração da FEAG - Federação das Entidades Assistenciais Guaçuanas. Também é pastor há 25 anos da Missão Apostólica Paz e Vida. Diretor e Palestrante do Projeto PREVENIR, um projeto preventivo contra o uso e abuso das drogas para crianças de 7 a 12 anos. Sem esquecer que também é voluntário da I.CRI - Igreja da Criança ( duas em Mogi Guaçu) em Jardim Novo e Chaparral, onde a frequência média são 100 crianças por sábado. Das 17h30 as 19h30. Ao final todas saem alimentadas. O Pastor também é o responsável pela logística alimentar

ENTREVISTA

Por João Cruzué em julho 2009


1 - Quando o José Armando Vanelli aceitou Jesus?

Em 14 de novembro de 1974, internado em um hospital para tratamento da toxicomania. Passei por 11 internações. Saindo do hospital comecei a frequentar a Igreja do Evangelho Quadrangular. Foi através de um programa de rádio que eu vim aceitei aceitar Jesus.

2 - Quem era o Pr. Vanelli antes da conversão?

Eu era conhecido por Armandinho. Meu pai era o Armando. Tive uma infância dificil, com experiências negativas, lar humilde, irmão mais velho problemático, dependente do álcool, acabou gerando muitos traumas familiares. Desde o primeiro emprego em 1962, era praticamente o responsável da maioria das despesas como aluguel e contas relacionadas com a casa. Dono de uma timidez acentuada, vivia em constante crise de choro.

Tinha um vazio enorme. Eu busquei respostas ao sofrimento em diversas seitas. Certo dia, de repente, um "amigo" apresentou para mim um remédio para as dores. Era agosto de 1965. Primeiro ano do Cientifico, hoje curso médio. Minha primeira experiência com as drogas. Um caminho tortuoso que durou até 1974. Onze internações em hospitais especializados.


Em novembro de 1974, um amigo de verdade, me apresentou um livrinho cinza que contava a história de um mesmo personagem nos quatro primeiros livros, e eu me apaixonei por Jesus e então começava uma caminhada de vitória. Logo estava matriculado num instituto teológico, onde conclui com destaque os estudos. Em 20 de setembro de 1976, no Largo Santa Cecília, em São Paulo, eu fui separado para o ministério. Pastor auxiliar. O tempo passou, tive experiências de implantar e ser pastor em algumas igrejas da região até 1981. Daquele ano em diante então o Senhor me chamou para desenvolver um trabalho de recuperação de viciados em drogas.

3 - Por que 11 internações?

Na verdade a primeira foi em decorrência da toxicomania. As demais porque um viciado em drogas, acaba caindo numa dependência maior, que é o afastamento da comunidade, apoiado pelo patrocínio dos benefícios conquistados pelos recolhimentos efetuados quando trabalhava. Então, entrei por um caminho sem saída, de hospital em hospital, vivendo dos auxílios doenças até que me deparei com o que me deu um descanso perene: Cristo Jesus, libertador de qualquer dependência.


4 - Como começou o ministério de recuperação de viciados em drogas?

Um dia eu alguém me emprestou o livro "A Cruz e o Punhal" do pastor David Wilkerson, para que lesse e depois ajudasse um jovem que estava tremendamente envolvido com cocaína. Naquela época não fui feliz no alcance daquele jovem. Foi uma experiência tremenda. Eu comecei a orar e clamar ao Senhor. Senhor é bom saber sobre o que Jesus fez com Nick Cruz nos guetos de Nova York, mas eu preciso de um milagre aqui em Mogi Guaçu.

Pastor Vanelli com o netinho Noah nos braços

Procurei apoio em diversas igrejas para iniciar um trabalho de orientação, apoio e encaminhamento para entidades afins, mas as portas estavam fechadas. Não havia apoio. Ninguém acreditava no meu projeto. Durante dois anos e meio levei jovens para diversas casas de recuperação. Depois quando eles voltavam, não tinham ambiente para praticar o que aprenderam.

Foi quando em 1984, estimulado por um pastor batista e outro presbiteriano, depois de longas madrugadas de oração, criei juntamente com mais seis irmãos a Equipe Paz e Vida. Seria apenas um trabalho paraeclesiástico. Menos de um ano depois, tivemos que transformá-lo na Missão Apostólica Paz e Vida. Eu não queria mais uma igreja; outra porta aberta. Eu pensava em uma porta de saída para viciados. Foi quando em oração o Senhor me iluminou a mente com sua palavra. em João 10:9:

----------------------------------------------
"Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim,

será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem."
-----------------------------------------------

Daí, a razão de termos aqui uma comunidade terapêutica para dependente de drogas com o nome Missão SAÍDA. São 25 anos de lutas e vitórias. Eu Pastoreio a Missão Apostólica Paz e Vida desde então. Uma igreja simples, com um rebanho pequeno, cerca de 200 membros, mas já geramos igreja que hoje tem mais de 1000. Creio que tenho sido aprovado, porque venho subsistindo por todo este tempo por causa das ricas provisões de Deus.


5 - Lutas que passou quando aceitou Jesus.

Os contemporâneos declaravam que realmente eu tinha ficado louco por ter encontrado Jesus. Em casa fui tido como traidor da fé da família - espiritismo e catolicismo. Os amigos se mantinham distantes. Na época era suplente de vereador. Depois assumi a Câmara. O eloquente ocupante da tribuna agora era evitado por causa da nova fé. Eles alegavam que era uma fase. Que o entusiasmado passaria logo. Não passou. Vai completar 35 anos. Glória a
GLORIA A DEUS VAI COMPLETAR 35 ANOS!


6 - Pastor que mais o influenciou?

Jimmy Swaggart. Porque era um pastor que trazia uma mensagem compromissada com a verdade. Eu poderia citar grandes pregadores da época, inclusive até mesmo o que me ungiu para o ministério, mas Pr. Jimmy era o que o meu coração se afinava mais. Ele pregava divinamente. Sua mensagens não tinham interpolações. Ele usava o texto sagrado de forma original. Era corajoso, pagou caro por isto e foi homem suficiente para reconhecer o seu erro publicamente. Infelizmente os mesmos que o trouxeram ao Brasil e publicaram em primeira pagina que ele tinha transformado o Maracanã na maior igreja do mundo, 3 meses depois publicavam a sua queda.



7 - Como se tornou participante de tantas atividades em Mogi Guaçu?

Eu sempre fui uma pessoa ativa. Envolvido em atividades comunitárias. Por ter sido infeliz no passado, procurava levar a felicidade ao próximo. Usei todos os meus fracassos para me projetar em segmentos que pudessem estimular o meu próximo ao sucesso pessoal, profissional e familiar.


8 - De que forma ouve a voz de Deus?

Creio pessoalmente que sou um espírito. Tenho uma alma e habito um corpo. Creio que desde o dia em que aceitei Jesus, meu espírito foi recriado. O Espirito Santo habita em meu espírito. Meu homem interior é dirigido Ele. Não posso fugir da verdade de que o sentido é a voz do corpo. A razão a voz da alma e a consciência é a voz do espírito.


9 - O que acha da Igreja Evangélica Brasileira dos dias atuais?

Creio que a Igreja Evangélica Brasileira vive o período da noite. Brilham as estrelas, mas o Astro Rei tem sido relegado ao segundo plano. Os dons especificados em Efésios 4:11 já se cumpriram em nosso meio, mas Deus está com "dificuldade" de liberar uma restauração financeira total a igreja brasileira, porque ela não sabe utilizar dos bens concedidos pelo Senhor.


10 - O Jejum bíblico ainda funciona nos dias de hoje?

Sempre funcionou. E funciona muito nos dias de hoje, ainda mais se podemos praticá-lo com modalidade diversas. Por exemplo, no meu caso, eu não vejo televisão aos domingos (nem se tiver Formula 1...perdão amados), meu compromisso é com o Senhor. Quer jejum melhor do que este? E olha, dá muito resultado.


11 - E sobre o maravilhoso Ministério com Crianças da sua filha e genro?

Pastora Nohemy é casada com Pastor Evandro Luiz Silva. Ela se graduou no Seminário Teológico Carisma de Belo Horizonte ligado à Igreja Batista da Lagoinha. Especializou se no pastoreio infantil. Minha filha juntamente com o seu esposo, implantaram em Mogi Guaçu duas I.CRIs - Igrejas de Crianças. Eles estão prontos a compartilhar suas experiências com quem se interessar através de cursos especiais. Não se trata de um ministério infantil, mas de Igreja de Crianças mesmo. Ela sempre diz que precisamos corrigir esta expressão que usamos para referir as crianças com a Igreja do amanhã. As crianças são a igreja do hoje. Em cada igreja reúne semanalmente cerca de 100 crianças (não são da Missão) aos sábados, onde passam por todo o processo de conhecimento da salvação em Cristo Jesus.


Email:

Site da Missão Paz e Vida

Blog



.
--> Leia mais...

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP