sábado, 28 de fevereiro de 2009

Prestação de contas - fevereiro 2009

.
Caros blogueiros afiliados

No período de 01/jan/09 até 28/fev/2009, a UBE aprovou 970 novos cadastros de blogueiros evangélicos; 430 em janeiro e 540 em fevereiro. Os aprovados receberam, além das Boas vindas, o Manual de Orientações da UBE, e o endereço de nosso Suporte para criar e editar blogs.

No dia 10 de fevereiro ela alcançou a marca de 2.000 blogueiros agregados. Hoje contamos com quase 2.400 blogueiros cadastrados.
A meta estabelecida em setembro de 2008 para o ano de 2009 era para dobrar de 1.300 para 3.000 blogueiros cadastrados. Depois ela foi revista para 4.000.

A UBE vem trabalhando com entusiamo para alcançar suas metas enquanto conscientiza seus associados a um blogar com responsabilidade e criatividade. Aceite nosso convite para uma leitura do post mais abaixo, para conferir isto de perto.


E graças a Deus por tão grande vitória!


João Cruzué/Administração



--> Leia mais...

Cultura de blogueiros evangélicos

.

João Cruzué

Segundo Tiago Dantas, "O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc." O texto a seguir trabalha com essa visão antropológica. Então, considerando que no momento a UBE agrega ao menos a metade dos blogueiros evangélicos de língua portuguesa, é oportuno deixar balizado o tipo de cultura da blogosfera que sonhamos e trabalhamos.

A Igreja Protestante (leia-se nós) dispõe de ferramentas de comunicação modernas e globais. Globais, porém públicas - todos podem ler o que escrevemos. Veja o caso da Rede Mundial de Computadores, ela não foi criada por Igrejas. E as plataformas para criação e edição de Blogs? elas são propriedades de grandes grupos comerciais privados, também não religiosos. Por conseguinte, aproveitamos e desfrutamos de recursos tecnológicos de comunicação que não criamos nem financiamaos e que não sabemos por quanto tempo ainda estarão gratuitamente disponíveis. A leitura que fazemos disso é que nós, blogueiros evangélicos, precisamos usá-los com responsabilidade, maturidade e consciência.

Quando usei a flexão do verbo "precisamos" em lugar de "devemos" é pelo motivo de que a UBE não é uma organização totalitária. Podemos apontar o caminho, mas não obrigar a andar por ele. Blogar com responsabilidade, significa para mim não perder tempo com as mesquinharias de assuntos pequenos, querelas ministeriais inúteis, nem com antagonismos fúteis. A Internet não é nossa, além disso, também sabemos que é monitorada por autoridades civis e militares. Nossa contribuição, na forma de publicação de conteúdo cristão, precisa ser construtiva, consciente e sábia. O que escrevemos e comentamos está sendo lido por pessoas crentes e não crentes. Amigos e inimigos. Religiosos, homossexuais, ateus, brasileiros e estrangeiros. Bom seria que em todo texto ou trabalho digital publicado por evangélicos na WEB tivesse a marca de um cristão equilibrado, manso e responsável.

Quanto a maturidade de um blogueiro, não creio que venha em menos de seus três quatro anos de experiência. Tempo suficiente para que já tenha passado da "adolescência" e seus namoros com os contadores de visita e se cansado de ver por centenas de vezes seu nome e blog citados e linkados nas listas dos motores de buscas. Maturidade suficiente para saber que a tecnologia é boa, o layout apreciado, mas a perfeição não vem nem de um nem de outro, mas de um conteúdo com essência e propósito. A tecnologia de hoje, não será a mesma de amanhã. O layout digital de hoje estará obsoleto amanhã. Mas a experiência em criar e escrever bons conteúdos - principalmente cristão - esta sim, DEVE ser almejada, desenvolvida meticulosamente porque a mensagem precisa prevalecer sobre a forma.

Precisamos ter uma consciência evangélica de invenstimento na palavra escrita. Todo blogueiro da UBE deve ser conhecedor desta verdade: quando Guttember inventou a Imprensa, o primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia Sagrada na língua de sua terra. Todavia hoje temos uma realidade diferente: nas grandes livrarias e bancas de jornais da Cidades, os únicos livros religosos que vemos são de autores espíritas. Eu ainda tenho um sonho. Sonho ver que os blogueiros que hoje estão começando na UBE ou que já estão aqui há algum tempo possam desenvolver seus talentos para daqui a alguns anos encherem de best sellers as livrarias da Cidade.

Blogando com responsabilidade, maturidade e consciência alcançaremos uma cultura perfeita para influenciar a geração de nosso tempo. Precisamos crescer, precisamos escrever melhor, precisamos buscar a perfeição - e tudo isto - com muita inspiração e unção de Deus.

Menos que isto, não vale a pena blogar


NOTA: no período de 01/jan/2009 até 27/fev/2009, a UBE aprovou 970 novos cadastros de blogueiros. Foram 430 em janeiro e 540 em fevereiro. Todos receberam as Boas vindas junto com o Manual de Orientações da UBE, bem como o endereço de nosso
e tira-dúvidas.



--> Leia mais...

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Precisa-se de novos blogueiros cristãos



João Cruzué

Há cinco anos, quando digitei na barra de navegação da Internet a palavra "church", o resultado deixou-me de "cabelo" em pé. A partir daquela experiência assumi um compromisso diante de Deus de aprender a publicar conteúdo cristão na Internet. E este compromisso levou-me até á UBE - União de Blogueiros Evangélicos para aprender e também compartilhar saberes e a tecnologia digital para uso na divulgação da Palavra de Deus.

Quando digitei "church" no IE, esperava que abrisse o site de uma Igreja cristã. Fiquei muito surpreso quando veio uma página da igreja satânica. Ali estava a cabeça de um bode horroroso com chifres e barbicha enormes sobre uma mandala. Eu não estava esperando por aquilo. Então um pensamento crítico veio à mente: Por que o povo do Senhor aqui na terra é tão lento no uso das tecnologias de ponta? Mas, depois, a "ficha" caiu e pude perceber que "eu" fazia parte da Igreja, que eu "era" a Igreja, e a lentidão em dominar a tecnologia era também falta minha. Conclui que antes de criticar, eu deveria agir. E agi!

Tomei uma atitude. Com muita dificuldade comecei a estudar os blogs do UOL. Não entendi nada e era muito limitado. Depois veio o Blogger do Google. A curiosidade e meus exercícios de HTML foram providenciais para o começo. Às vezes era preciso muitos meses para descobrir a solução de uma dificuldade. Entre 2004 e 2005 eu está praticamente só. De repente parece que Deus disse: "Fiat blogs!" E eles começaram a surgir, às dezenas, e hoje às centenas. As comunidades apareceram e o irmão me apresentou à UBE. O selo dos três peixinhos começava a multiplicar-se.

Hoje, crescemos a uma média de 15 blogueiros por dia, já somos mais de 2.000 blogueiros reunidos, apenas na - União de Blogueiros Evangélicos. Dela participam gente assembleiana, batista, presbiteriana, metodista, da CCB, Deus é Amor, O Brasil para Cristo, Igreja Universal, Renascer em Cristo, Igreja Internacional da Graça, adventista, Paz e Vida - dezenas de denominações cristãs. Blogueiros experientes, intermediários, iniciantes; pastores, evangelistas, pedagogos, médicos, missionários, escritores, economistas, cantores, estudantes, adolescentes, gente da área de TI, design gráfico; jovens, adultos, pessoas da terceira idade. Gente de Angola, Moçambique, Argentina, Peru, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Mali, Inglaterra, Japão, etc. Como isto aconteceu eu não sei, mais um fato importante é inegável: estamos juntos no barco e o nome de Cristo tem sido divulgado.

A UBE tem condições de oferecer básico para que novos interessados possam aprender, criar e desenvolver Blogs para uso em publicar conteúdo cristão.

Nosso projeto para 2009 é dobrar a quantidade de blogueiros na UBE de 1300 para 3.000. Nosso objetivo é compartilhar (como fazer) conhecimentos da tecnologia digital disponível para incentivar a criação e edição de blogs. E Blogs para quem não sabe, são verdadeiros sites de publicações - simples e imediatos Hoje as melhores opções gratuitas estão nas plataformas: Blogger, Wordpress, Vox e Ning, além de Myspace e Friendster.

Estamos aqui para desafiar e convidar líderes cristãos de todas as idades e de todas as Igrejas Evangélicas para aprender e publicar conteúdo cristão na Internet. Acreditamos sinceramente que um texto escrito com oração e propósito pode alcançar seu destino encaminhado pelo Espirito Santo. A palavra do Senhor publicada na WEB também não voltará vazia. Antes irá e prosperará naquilo para que foi enviada.

A Internet pode conectar bilhões de pessoas. É uma ferramenta com enorme potencial de comunicação que compartilha de forma globalizada uma quantidade assombrosa de conhecimentos e informações. Em nenhum outro momento na história do cristianismo, uma tecnologia tão barata esteve disponível à pregação do Evangelho pela palavra escrita, como agora. Quer um exemplo concreto? Em menos de um ano o Blog Christian View, editado por nós, foi acessado em mais de 140 países.

Precisa-se de blogueiros com urgência! Homens e mulheres, moços e moças, jovens e velhos, de todas as Igrejas que têm a Bíblia como regra de fé e prática. Cristãos que possuam consciência do senhorio de Cristo, para publicar textos de conteúdo bíblico. Não prometemos um caminho fácil, pois leva-se algum tempo para amadurecer e desenvolver o potencial e habilidades individuais. Você precisa apenas ter coragem para dar o primeiro passo. Daqui a dois, quatro anos, já terá crescido muito, aprendido muito, e levado outros tantos a trilhar o mesmo caminho.

O blogs vieram para ficar. Aceite o desafio. Junte-se a nós e venha publicar a palavra de Deus na Internet. Juntos, nós podemos surpreender.

Onde se inscrever:

.
--> Leia mais...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Entrevista com Eliseu Antonio Gomes

.
UBE - Quem é ?

ELISEU - Eu me defino assim no que leva meu nome: sou um salvo em Jesus Cristo, pentecostal, amado e amando. Porque eu amo a Deus e sou amado por Ele; amo ao próximo e pela graça do Senhor tenho encontrado reciprocidade. Sou uma pessoa que nasceu em berço evangélico assembleiano. Meu pai é presbítero, é um dos fundadores da igreja em Pirituba, atuou na formação de bandas e corais. Chama-se Antonio Ananias Gomes. Admiro-o. Eu me considero filho espiritual dele e também do Pr Valdir Nunes Bícego (in memorian), que foi o pastor regional do campo Lapa, da qual a congregação de Pirituba é ligada e também me considero filho espiritual de um garotinho que uma noite, quando eu voltava do trabalho, se aproximou de mim na rua e entregou um livreto evangélico e saiu correndo sem dizer nada. A mensagem daquele livreto mexeu profundamente comigo e também a expressão do garotinho tímido... Tenho 42 anos. Casado há 22 e pai de duas filhas. Embora crescido dentro da igreja, me considero convertido aos 18 anos, no ano que passei pelas águas batismais na Igreja Assembléia de Deus, sede, Rua Conselheiro Cotegipe, nº 273, e no mesmo ano que também busquei o batismo com o Espírito e fui batizado, na hora da cafezinho durante meu expediente de serviço.

UBE - Como e quando se tornou blogueiro?

ELISEU - Tenho compulsão pela escrita desde muito cedo. Na escola cheguei a ganhar prêmio no quesito originalidade de redação. Certa vez no passado, há cerca de 10 anos, aproximadamente, uma colega de serviço da minha esposa comentou com ela de uma filha que não se batizada e dizia que não existia pastor no mundo que a faria mudar de idéia. Sem conhecer quem era ela, pedi seu nome e endereço e a mãe da garota forneceu os dados dela, então, escrevi uma carta mostrando o que representava passar pela experiência do batismo. Três semanas depois, muito feliz, a colega e mãe dessa jovem contou que a filha tinha se batizado. O primeiro blog que eu tive contato foi o do irmão João Cruzue, Olhar Cristão. Ler e ver o trabalho dele despertou o desejo de usar esse meio de comunicação também, me inspirou muito. Gostei da construção visual e do estilo dele “blogar”. Entrei em contato por e-mail e pedi informação a respeito. E então criei o Alfa e Ômega, hospedado no Windows Live Messeger. Era outubro de 2005, mas a primeira postagem saiu em 27 de novembro com o título Bom Dia. Quem quiser ler, eis o link: Alfa e ômega. Sou moderador de algumas comunidades do site Orkut. E uma delas é a Assembléia de Deus – Belém, na data de hoje com cerca de 14 200 membros. Lá, pude trocar postagens com o irmão e Pr Geremias do Couto, que não acreditei que fosse ele de fato, pois existem muitos perfis fakes naquele site. Mas analisando a construção sintática dos textos dele acabei convencido que era o próprio. E conversamos sobre a necessidade de um despertamento das lideranças evangélicas quanto ao uso dos blogs por pessoas evangélicas e sérias. Semanas depois tive a felicidade de ler seu primeiro post no Manhã com a Bíblia, citando meu nome.

UBE - Qual a importância dos blogs para o irmão?

ELISEU - Creio que os blogs vieram para ficar. Mas nem todos os blogs que estão presentes e atuantes agora estarão ativos em 2017. Vejo isso em blogs portugueses. Lá em Portugal “blogar” é uma febre, mas encontramos muitos blogs com a postagem mais recente tendo datas já antigas. Mas, é importante lembrar que os sites de hospedagens conservam o material do blogueiro on line, mesmo após a inatividade no mesmo. Assim sendo, mesmo que paremos, o material continua na rede de computadores para o acesso livre dos internautas. Então, acho que a importância dos blogs é muito grande, além de uma simples febre comportamental de uma geração só.

UBE- Que dicas daria para quem está iniciando como blogueiro?

ELISEU -Seja original. E use textos que seja de fácil entendimento de todos, evitando termos arcaicos ou do reduto da sua denominação. Não são todos os leitores que estão familiarizados com a nossa experiência de vida. Se o leitor não se identificar com o que escrevemos, não voltará a acessar outras vezes o blog. Qual é o público-alvo? Na minha opinião são todos que possuem uma conexão com a Internet. Ateus, não-evangélicos, simpatizantes do cristianismo e os declaradamente contra. A dica é jamais se esquecer disso e tomar cuidado para não abordar temas que sirva de pedra de tropeço alguém. Para ser interessante, ter um blog acessado, é importante manter uma linha de pensamento contínua. Criar postagens interligadas sem ser em série. Usar imagens atraentes e também interagir o máximo possível com o leitor. Chego a responder até e-mail. A minha principal estratégia de divulgação dos blogs é o Orkut. Uso o espaço disponibilizado ao envio de mensagens coletivas e fóruns das comunidades, quando existe liberdade para assim fazer.

UBE - Comente um pouco sobre o seu blog

ELISEU - Tenho dois blogs, já comentei isso. No Alfa e Ômega eu escrevo mais livremente. Coloco assuntos voltados ao dia a dia com opinião pessoal. Tem um pouco de política, televisão, dicas no uso de informática e Bíblia Sagrada também... Mas são abordagens sem contundências, sempre deixando transparecer o outro lado das questões e faladas de leigo para leigos, é igual uma conversa informal. Não sou contudente. Mas, quando uso a Palavra de Deus, aí, sim é sim e não é não. Não há meio termo, seja em qual assunto for. No blog que carrega meu nome (antes coloquei Belverede, mas por causa do arcaísmo dessa palavra mudei). Neste eu prezo mais pela reflexão estritamente bíblica, sem comentários diretos do burburinho do dia, deixando de lado até meus pensamentos e gostos pessoais. Acredito que se me pautar pelos acontecimentos de hoje o blog se tornará marcado como antigo no futuro, e a minha intenção é deixá-lo com ares de sempre atual. Dizer isso não significa que eu quero estar acima da linha média dos demais blogs. Acho importante questionar fatos do nosso presente momento – faço isso no Alfa e Ômega -, mas penso que é mais importante para mim fazer a pregação interdenominacional, sem o apontamento de comportamentos de quem está publico e notório hoje. Prefiro blogar fazendo assim... Gosto de escrever textos bíblicos com caráter edificante e não exortativo, explanando assunto que vão além do que é normalmente usado nos púlpitos, sem sair dos parâmetros das Escrituras Sagradas e sem reter verdades que a Bíblia Sagrada diz. Um exemplo é o assunto prosperidade. Vejo poucos comentando o que é, biblicamente, mas muitos criticando a Teologia da Prosperidade. Não advogo à favor dessa teologia, mas entendo que, em parte, muitas coisas que esses defensores dela dizem são aproveitáveis. Fica aqui a máxima paulina: examinar tudo e ficar com o que é bom.

UBE- Quais blogs acessa com maior frequência?

ELISEU - Manhã com a Bíblia (Pr Geremias do Couto), Point Rhema (Pr Carlos Roberto), Olhar Cristão (do querido João Cruzue), Altair Germano, Julio Severo, Geração Que Lamba (ainda não entendi o significado, mas o conteúdo é bom) e Chocolate Quente. Há outros... Gosto de navegar bastante!

UBE- Como o irmão Eliseu analisa a UBE?

ELISEU - Ube é o nome de uma cidade japonesa... Quanto à União de Blogueiros Evangélicos creio que o blog promete muito. E as promessas todas se cumprirão à contendo de a unidade for mantida. Até o momento estamos restritos aos blogueiros em quase noventa por cento com blogueiros hospedados no BLOGGER. Precisamos avançar aos blogueiros dos outros sites também.

UBE - Fique a vontade para as suas considerações finais.

ELISEU - Agradeço a Deus, que me faz entender que só na união fraternal agradamos a Ele.
Agradeço ao Pr Carlos Roberto por ter citado meu blog na entrevista que ele deu ao blog UBE como um dos que ele lê. Agradeço ao entrevistador, por ter se lembrado de mim e conceder essa oportunidade de dizer essas coisas, aqui. E finalizando, convido a todos para fazerem parte da comunidade BLOGUEIROS EVANGÉLICOS, no orkut. É importante ao blogueiros manter contato, uns com os outros. No orkut é possível visualizar quem está “blogando” fora do BLOGGER.

Blog:

Autor da Entrevista: Pr. Altair Germano

.

--> Leia mais...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Bem-aventurados os que escrevem a palavra de Deus


Bem-aventurados aqueles que ouvem e escrevem
as palavras de Deus, porque elas não voltarão vazias.


Joseph Fiennes - no papel de Lutero

João Cruzué

Assisti ao menos umas cinco vezes o filme "Lutero" e desejo compartilhar com você algumas impressões sob um ângulo um pouco diferente. Entendo que o caminho de Lutero teria sido o mesmo que tantos outros santos homens trilharam debaixo do sol, a não ser por causa de um detalhe: Lutero era um homem apaixonado e inspirado quando escrevia e traduzia a Palavra de Deus.

Martinho Lutero, Paulo, William Carey, John Wesley, Oswald Smith, Watchman Nee, Martin Luther King, eram homens que oravam, pregavam, mas escreviam.

A Reforma Protestante aconteceu, primeiro pela vontade de Deus, depois pela força dos livros, tratados e tradução da Bíblia para o alemão pelas mãos de Martinho Lutero. Roma não pode conter suas palavras, porque elas foram parar nos livros, e dali para as mãos dos príncipes alemães. Desenvolvia naquele mesmo tempo e lugar a imprensa, o recurso tecnológico propositalmente deixado por Deus para que seus santos espalhassem o Evangelho.

Deus fez o mundo pelo poder da palavra. Jesus o Messias trouxe o Evangelho da reconciliação com Deus pela força das palavras. Estas boas novas sairam de Jerusalém e conquistaram o mundo dos gentios e aportando em nossos dias de hoje pelas viagens e epístolas de Paulo.

Se você deseja impactar as pessoas, fale. Mas se deseja impactar o mundo, escreva. Michelângelo, o grande pintor italiano chegou a levar algumas bengaladas do Papa Júlio II porque demorava entregar a decoração da Capela Sixtina. Ele começou a pintá-la em 1508, e só mostrou o resultado ao Papa no dia de Finados em 1512. Foi algo assombroso. Assim também são as palavras ditadas pelo Espírito a um coração que aprendeu ouvir a voz de Deus, para depois escrever.

A palavra falada pode alimentar por um dia, um mês, talvez um ano. Mas se ela se converter em um texto, poderá atravessar milênios e alcançar bilhões.

Por isso, se gosta de escrever, atreva-se também a orar para que o Senhor lhe conceda graça para ouvir, e ouvir para escrever textos que sejam verdadeiras fontes de esperança e salvação.





--> Leia mais...

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Ética cristã na arte de blogar


Caixa preta
João Cruzué*

Texto revisado
Disse o Apóstolo Paulo "Todas as coisas me são lícitas, mas nen todas elas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma". ICor. 6:12. Irmãos, achei oportuno deixar por escrito alguns princípios éticos que podem nortear nossa conduta e moldar nossa cultura no uso desses maravilhosos espaços digitais chamados BLOGS. Com humildade venho dizer que pelo fato de estar blogando há ao menos uns cinco anos, não me arvoro no direito de conduzir o arbítrio de quem quer que seja, mas diante de uma oportuinidade não quero ser omisso quanto a certas coisas.


Sobre tudo
o que devemos respeitar, penso que em Mateus capítulo cinco pode estar nosso código de ética. Três coisas ali chamam-me a atenção mais que as outras - Paz, sal e luz.

Se somos mesmo cristãos, por conseguinte, temos uma responsabilidade pessoal com o SENHOR. Blogamos para fazer a diferença, para somar, para não perder tempo com querelas miúdas. Bom seria se nossos visitantes sempre encontrassem assuntos construtivos, alegres, que surpreendessem e cativassem. Considerando isso, alguns tipos de postagens e comentários que agredindo igrejas ou líderes religiosos podem, em um primeiro momento, nos dar satisfação. Por outro lado aquilo que alimentou seu ego pode gerar repúdio aos leitores não cristãos. Blogs e sites estão sujeitos à Lei. Você pode não aceitar o credo de uma Igreja ou a forma como aquele outro pastor lida com dízimos e ofertas, mas tenha cuidado: o espaço digital não é regido pela sua consciência ou conveniência, ele deve obediência à Lei
. Então saiba como se portar e comportar dentro da Rede Mundial de Computadores.[]

"Bem-aventurados os pacificadores, pois eles serão chamados de filhos de Deus. Não estamos aqui para derramar "gasolina e acender um fogo" sobre pessoas e instituições. Isso compete aos têm prazer em ver defeitos e enxergar heresia em tudo, se arvorando em críticos e fiscais a serviço de não sei quem. Estamos aqui para construir algo. Um blog pode evangelizar em qualquer lugar do mundo, por exemplo através da língua inglesa. Se perdermos o nosso tempo postando picuinhas ou pequenas diferenças de liturgia ou de credo, além de afastar as palavras de Deus, vamos nos transformar em homens e mulheres vazios, secos, causadores de asco e preconceito de visitantes.

Os olhos do mundo estão atentos ao que escrevemos. Uma leitura de nosso testemunho pode ser depreendia de nossos textos. Não é suficiente se autonomear cristão, é preciso agir como tal. Editar um blog não é o mesmo que brincar de escrever. Blogs são públicos e estão diante dos olhos não só de pessoas comuns, como de autoridades. Mesmo que você delete um blog, ou um post antigo, o cache dele ainda continua público por um bom tempo. Todo cuidado é necessário. Precisamos nos modar a uma cultura do respeito e ter uma consciência da realidade.

"Vós sois o sal da terra ... Vós sois a luz do mundo. O sal serve para conservar e dar um tempero, equilíbrio. A Luz é muito necessária hoje, quando bilhões ainda estão nas trevas. Então vamos ter o devido cuidado de, antes de escrever alguma coisa, fazer aquela pergunta à nossa consciiência: isto é edificante? Vai alegrar a alma de alguém? Não coloquei um peso excessivo nas palavras? por ventura não estou difamando pessoas? Em tempo de tantas notícias ruins, penso que já existem outros portavozes para transmiti-las.

A Bíblia é muito clara para certos assuntos. Existe a forma pessoal e a forma pública de discordar de alguma coisa. Posso trabalhar com este versículo: em Mt. 18:15. "Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão", para empregar uma analogia. Sob a ética cristã baseada na Bíblia, nossa manual de fé e prática cristãs, se você não concordar com a opinião de um blogueiro irmão, o melhor foro para replicar sua discordância não é o comentário no rodapé de um blog, pois é um lugar público. É mais respeitoso e ético enviar-lhe um email pessoal, dizendo tudo o que acha, pois é uma comunicação privada. Se a blogosfera evangélica está apenas começando, que comece com fundamentos bíblicos. Naturalmente há críticas e críticas. Estou falando daquele tipo de crítica dura que você não gostaria de receber publicamente. Uma vez que não goste, também é melhor não fazer.Use o email.

O fato de ter um blog e meu pastor não, isso não me dá qualquer direito de pensar que sou o rei da cocada preta. É bom que fique bem claro: existe evangelização digital através de blogs, sites e emails - e funciona. Entretando a Igreja cresce e opera no mundo real. Um blog não substitue um pastor, nem uma postagem uma visita pessoal. Blogs e sites cristãos são ferramentas para se ganhar almas, mas não são eficientes para congregá-las, batizá-las, discipulá-las na vida real. Uma alma ganha e integrada na Igreja da vida real, vale mais que 1.000.000 de visitas provenientes de 200 países diferentes. de qualquer blog.

Não existe amor cristão digital. Evangelho é interação com pessoas. Você pode até começar na forma digital para semear, mas esta semente não vai brotar no mundo digital. Ela é uma pessoa de carne e osso que precisa de uma Igreja real, com irmãos e amigos, para ampará-la durante as fases de neoconversão, discipulado e na maturidade.

Um blogueiro evangélico, não pode usar um espaço abençoado e gratuíto desses, para difamar, blasfemar, caluniar, expor pessoas ou instituições por mesquinharias ou vingança. Se ele tiver o Espírito de Deus vai trabalhar com coragem, amor e equilíbrio. IITim 1:7


Por que a foto da caixa-preta? Os blogs são públicos; qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode lê-los. A primeira impressão é a que fica, esteja consciente disso. Os leitores de seu blog não vêm apenas de seu círculo de amigos ou da sua Igreja. Ele pode ser lido por um juiz, um advogado, um parlamentar, um pastor, um cantor, um esportista. Você pode não ver, mas esta é uma informação verdadeira. Estes leitores são reais. Eles não fazem comentários nem lhe enviam emails. Se você tem um compromisso com Deus, então não escreva qualquer coisa. Escreva com humildade, mas com graça, com unção, com oração, com inspiração, sabendo que o Espírito de Santo pode usar seus textos para levar alguém a se render a Cristo.

Não faça de seu blog uma arma para ferir as pessoas. Tenha em mente que pode ser uma fonte de água viva. É muito respeitoso e ético melhorar em todos os aspectos para agradar e cativar seus leitores. Melhorar no exercício da língua portuguesa, melhorar no layout e no "banner" da sua página. Melhorar no respeito com seus colegas de blogosfera, no acolhimento e incentivo dos blogueiros novos. Por onde passar deixe comentários animadores, sinceros, mas não destrutivos. Seja um bom dispenseiro do Reino.

Para concluir, quero deixar registrado que o maior inimigo do blogueiro cristão não é o diabo. Pode ser você mesmo, quando troca a humildade pela presunção. Quando você perceber que está "bombando" na WEB, faça como Jesus no dia da celebração da primeira Ceia: use a toalha de serviço em lugar do título de Rei. Eu não disse tudo o precisava, mas se nos entitulamos evangélicos, então nossa cultura deve ser moldada com o testemunho de cristãos.
Menos que isso, não vale a pena blogar.


João Cruzué edita há cinco anos o Blog Olhar Cristão. Em setembro de 2008 foi convidado para compor o Conselho de Administração e Moderação da União de Blogueiros Evangélicos.



.João
--> Leia mais...

Entrevista com Julio Severo


O entrevistado desta semana é o escritor evangélico Julio Severo. Considerado um dos pioneiros da blogosfera cristã e também um dos mais influentes no Brasil, Julio Severo é conhecido por seus posicionamentos contundentes contra o movimento homossexual e a ideologia esquerdista. Nesta entrevista concedida à UBE, Julio fala sobre sua conversão, internet, liberdade de expressão no Brasil, consciência política, e também sobre o papel do blogueiro cristão, a quem cabe, segundo ele, "abrir a boca e falar o que as mídias seculares e cristãs não querem falar".


UBE: Desde quando é cristão? Quais os seus trabalhos já publicados? Qual a sua atuação profissional e eclesiástica?



Julio Severo: Eu freqüentava uma igreja batista cheia do Espírito Santo aos 8 anos de idade, para onde minha mãe me levava, depois de ter sido liberta ali da umbanda. Mas só tive uma experiência real com Jesus em 1981, quando senti seu amor sendo derramado em minha alma. Sou autor do livro O Movimento Homossexual, publicado pela Editora Betânia em 1998 e do livro Orações Proféticas, publicado pela Editora Propósito Eterno, em 2007. Traduzi para o português o livro De Volta Ao Lar, publicado pelas Edições Cristãs em 2007 e O Deus do Sexo, publicado pela Editora Cultura Cristã em 2007. Tenho vários artigos publicados na revista Defesa da Fé, desde 2000, inclusive quatro matérias de capa. Defesa da Fé é publicada pelo Instituto Cristão de Pesquisas, onde sou consultor teológico. Sou também autor do artigo "Behind the homosexual tsunami in Brazil", publicado no periódico teológico americano The Religion & Society Report, editado pelo famoso teólogo reformado Harold O. J. Brown, já falecido. Meu artigo original em inglês se encontra aqui:http://www.profam.org/pub/rs/rs.2305.htm Sua tradução está aqui:


UBE: Quais são os blogs que você edita atualmente, desde quando e qual o propósito dos mesmos?


Julio Severo: Tenho os blogs "", "" e "n", os quais iniciei desde 1995. A missão do blog "Julio Severo" é divulgar minhas impressões cristãs sobre diversos assuntos atuais. A missão do blog "Escola em Casa" é divulgar informações sobre os benefícios da educação escolar em casa. E a missão do blog "Last Days Watchman" é divulgar alguns dos meus textos, em inglês, para o público do mundo inteiro.



UBE: Como você avalia a importância da atuação dos cristãos no ambiente da blogosfera?


Julio Severo: É muito importante a sociedade ter a voz de blogueiros cristãos que defendem os valores cristãos. A mídia secular está literalmente amordaçada por diversos interesses econômicos e políticos, deixando de ter uma atuação imparcial e honesta. Em resumo, ela é inconfiável. Quanto à mídia cristã, tanto católica quanto evangélica, há anos ela está doente, sendo arrastada por tendências esquerdistas, mas justificando essa apostasia com uma elegante roupagem de retórica "cristã" que encobre sua vergonhosa nudez espiritual. Cabe então ao blogueiro cristão responsável, desamarrado e livre de interesses ideológicos e econômicos, abrir a boca e falar o que as mídias seculares e cristãs não querem falar.



UBE: Apesar de ser uma ferramenta que oferece vários benefícios para o homem, noticias dão conta de que quando mal utilizada a internet pode provocar grandes estragos no ambiente familiar, como pornografia, abuso infantil, adultério e até mesmo induzimento ao suicídio. Nesse cenário, como o cristão deve encarar o ambiente virtual, e como se precaver contra os seus perigos?





Julio Severo: A internet não é um instrumento maligno. É apenas um instrumento de comunicação. Onde há comunicação, há fluxo de informações conforme a vontade e desejos dos que estão envolvidos na comunicação. O cristão deve usar a internet como um instrumento de comunicação cristã. Não sendo isso possível, por causa de tentação ou falta de domínio próprio, o recomendável é evitar a internet.



UBE: Um dos principais fundamentos motivadores para a utilização dos blogs é a liberdade de expressão. No Brasil, a liberdade de expressão constitucionalmente garantida tem corrido riscos? Por quê? Como isso afeta a atuação do blogueiro?




Julio Severo: Os esquerdistas têm um comportamento típico. Quando não são maioria numa sociedade, eles defendem a liberdade de expressão com unhas e dentes. Aliás, eles defendem até a democracia. Mas logo que conquistam a simpatia da maioria e o poder, aí o discurso muda. A liberdade de expressão então só vale se você fala o que está de acordo com a ideologia deles. Os exemplos são gritantes. Expressar opiniões contra o pecado homossexual vem sendo cada vez mais considerado "criminoso". Expressar opiniões contrárias aos deuses demoníacos das religiões afro-brasileiras também é considerado "crime". Isto é, vivemos numa sociedade que, por causa da suposta liberdade de expressão, os liberais e esquerdistas usam à vontade sua liberdade para expressar opiniões contrárias à Bíblia, a Jesus, a Deus, etc. Para eles, a Bíblia, Jesus e Deus perderam sua divindade, sacralidade e respeito — merecendo críticas. Por outro lado, eles impõem que tratemos de forma sagrada o homossexualismo e as práticas das religiões afros — sem nenhuma crítica. Pode-se dizer que a sociedade brasileira tem genuína liberdade de expressão?




UBE: Desde a igreja primitiva os cristãos sempre enfrentaram algum tipo de desafio. Quais os maiores desafios dos cristãos no mundo atual?





Julio Severo: O maior desafio do cristão moderno é viver no mundo sem se contaminar. No passado distante, governantes ímpios tomavam o poder, mas o povo de Deus não colaborava para essa tomada de poder. Hoje, tudo mudou. Hoje, os governantes precisam dos votos de todos, e o voto do cristão tem muitas vezes ido para criaturas que fazem os anjos chorarem e o inferno se regozijar. Havia época em que os cristãos no Brasil não entravam na política. Hoje, entram e se corrompem. Quando não, só votam em corrompidos. Eles dizem que seu coração pertence a Deus, mas seu voto é sem dúvida alguma de satanás. O voto errado traz um efeito monumentalmente prejudicial, fortalecendo um Estado que exige estar no lugar de Deus na vida de cada cidadão, impondo suas decisões e vontades até mesmo em áreas e decisões onde Deus não lhe deu nenhuma autoridade de estar. O Estado intrusivo representa hoje, a nível humano, a maior ameaça à ordem das famílias, à liberdade individual, à liberdade de expressão, etc.




UBE: Uma palavra aos blogueiros cristãos...





Julio Severo: Os cristãos blogueiros precisam alertar os cristãos quanto à responsabilidade do voto. Quando não há nenhum candidato que dê testemunho genuinamente cristão, é melhor não votar. É exatamente isso o que faço e oriento o público do meu blog a fazer.
O blogueiro cristão tem a responsabilidade de denunciar a maior idolatria moderna: a adoração ao Estado que exige ser o Supremo Provedor de todos e de tudo, efetivamente substituindo Deus. Qualquer coisa que queira ocupar a posição de Deus se torna um perigo. Esse perigo hoje tem nome: Estado.
O socialismo, secular e cristão, luta para entregar ao Estado as funções de Deus, das famílias e das igrejas, em troca de benefícios na área da educação, saúde, etc. Isto é, em troca de suborno social, políticos socialistas recebem até mesmo apoio e voto cristão para fortalecer um ameaçador Estado monstro sugador e esbanjador de impostos. Cabe ao blogueiro cristão denunciar profeticamente essa farsa, idolatria e perigo.
O blogueiro cristão tem a responsabilidade de denunciar a ideologia da inclusão e diversidade sexual, onde todo tipo de perversão sexual é aceita, valorizada e sacralizada e onde o casamento natural se torna inteiramente supérfluo.
O blogueiro cristão tem a responsabilidade de denunciar as medidas estatais que, no nome do combate à intolerância religiosa, promovem todo tipo de bruxaria e hostilizam os ensinos cristãos contrários à bruxaria, os quais acabam sendo tratados com desprezo e legalmente ameaçados.


Entrevistado por V.N.M.S
--> Leia mais...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CRESCE O NÚMERO DE LEITORES DE BLOGS NO BRASIL

Pesquisa do Ibope/Netratings aponta que o número de leitores pulou de 9,5 milhões para 11,6 milhões, entre dezembro de 2007 e 2008, no Brasil. Novembro foi o melhor para a blogosfera, com 12,4 milhões de leitores.

O crescimento é superior ao da expansão da internet, no mesmo período analisado, do país, que foi de 14,5%, passando de 21,4 milhões de internautas para 24,5 milhões em dezembro de 2008. Em 2008, 51% dos internautas acessaram a interner de suas casas.

Fonte: correio24horas.globo.com

--> Leia mais...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

UBE - selo comemorativo de 2000 blogueiros


"Este é o dia que fez o Senhor, alegremo-nos e regozijemo-nos nele.
Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos"

Salmo 118: 24 e 23



Design by Lucas Santos


Damos graças ao Senhor nosso Deus por nos ter concedido a grande bênção de ter agregado na UBE até a segunda semana de fevereiro-09, cerca de 2000 blogueiros evangélicos. Grandes coisas fez o Senhor por nós, é por isso que estamos alegres. Rogamos as orações de todos pela UBE. Que o nome do Senhor seja cada dia glorificado através dos textos publicados nos blogs com o selo dos três peixinhos.


.

--> Leia mais...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Entrevista com Irmã Vânia de Oliveira

..

UBE - Quem é irmã Vânia?

VÂNIA - Nasci em Maués, terra do guaraná, e moro em Manaus/AM desde os 15 anos. Sou serva do Deus Altíssimo, esposa e mãe dedicada, tenho um lar abençoado por Deus. Sou micro-empresária e pretendo neste semestre lançar um informativo gospel na comunidade. Faço parte de um Grupo de Senhoras chamado “Árvore da Vida”, que sai toda semana para evangelizar em diversos lugares.Trabalho com meu esposo, que é jornalista ,e com nossos filhos.
.
UBE - Como aconteceu o seu primeiro contato com os blogs?

VÂNIA - Sempre gostei de navegar na internet, lia os mais diversos blogs evangélicos. Vi as coisas boas que nossos irmãos postavam e aí passei a alimentar o desejo de ter um, sabia que com ele podia levar o Evangelho aos milhares de internautas da rede, pessoas que navegam pela madrugada em busca de uma palavra de conforto, pessoas que precisam verdadeiramente conhecer Jesus, então um dia decidi que era hora e criei o . Porém, a falta de tempo faz com que eu demore em atualizá-lo - pois tento conciliar a dedicação à minha família, o trabalho na empresa e a atualização do blog, já que a noite meu tempo é reservado somente para as obras do Senhor na minha congregação - mas já estou resolvendo esse probleminha. Aguardem!

UBE - Fale-nos um pouco sobre o seu blog

VÂNIA - Falar do meu blog? O meu blog é um pingo no oceano, ele nada mais é do que uma ferramenta a serviço do Senhor Jesus, onde são postados testemunhos, notícias e tudo o que acontece no meio evangélico. Tento fazer dele um blog simples, porém, faço de tudo pra colocar o que há de melhor, faço muitas pesquisas nos mais diversos blogs evangélicos, e olha que existem excelentes blogs, bem... depois de pesquisar bastante e encontrar algo interessante, transcrevo-o na íntegra para o meu blog, depois coloco um link para o blog que me cedeu o post, tudo fica devidamente registrado e... linkado.

UBE - Como conheceu a UBE?

VÂNIA - Navegando por vários blogs evangélicos, encontrei o União de Blogueiros Evangélicos (UBE), notei que o UBE interagia e acolhia nos blogs irmãos, passei a lê-lo todos os dias e a me identificar com ele, queria fazer parte deste batalhão de blogueiros, então pedi minha inclusão na UBE. É muito bom fazer parte dessa família, levar palavras de conforto aos internautas, juntamente com 500 blogs evangélicos (e aumentado) é algo inovador. Espero sempre poder contribuir com o UBE.

UBE - Na sua opinião, qual a importância dos blogs para o meio evangélico?

VÂNIA - Enquanto há muitos blogs, TVs e Rádios levando tudo que tem de ruim aos mais diversos lares, há também esse Batalhão de Cristo, chamados de Blogs Evangélicos, nós levamos o que está escrito nas Escrituras Sagradas, mostramos o Deus Vivo, apresentamos testemunhos e levamos palavras de fé e renovação. As palavras de Jesus acabam entrando no coração de alguém. Cito aqui um exemplo, uma jovem senhora católica tem agora por hábito navegar nos blogs evangélicos, sua página inicial é o do União de Blogueiros Evangélicos, isso se deu devido a mesma ter votado em uma enquete feita em 2007 pela UBE, uma irmã da congregação a qual pertenço, pediu para que ela votasse em mim, ela votou e não deixou mais de visitar o blog da UBE, e através dele, o de outros irmãos blogueiros. Antes ela perdia seu tempo com blogs mundanos, agora ela valoriza seu tempo lendo blogs que tenham uma palavra de conforto para seu espírito. Conclusão: a porta do coração desta jovem senhora está se abrindo para o Senhor Jesus.

UBE - Faça as suas considerações finais

VÂNIA - Quero muito agradecer a oportunidade que me foi concedida e oro ao Pai para que Ele fortaleça os homens de Deus que estão por trás do União de Blogueiros Evangélicos (UBE), dando paz e saúde para suas famílias. Peço também aos meus queridos e amados irmãos blogueiros, para que continuem nessa fé, firmes na rocha, que Deus nos renove a cada momento de nossas vidas. Fiquem com Deus.


Entrevista feita em 12.04.2008. pelo Pr. Altair Germano


.
--> Leia mais...

Fale conosco


Design by Lucas Santos

Selo comemorativo dos
2000 Blogs cadastrados na UBE
até fevereiro de 2009


--> Leia mais...

Liberdade de expressão e tolerância religiosa

.
João Cruzué

Por insistência de alguns amigos, julgamos oportuno expressar nossa opinião sobre a melhor forma de nos relacionarmos e interagir dentro da , esta comunidade virtual que agrega blogueiros de Igrejas Evangélicas brasileiras e algumas da América de língua espanhola.

Antes de ir direto ao cerne do texto, precisamos conceituar Cristianismo e religião. Segundo a Wikipedia,
"O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo de Nazaré, e religião , do latim:(Vulgata)"religio" significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar". Pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo a humanidade (ou parte dela) considera como sobrenatural, divino, sagrado, transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças."

Voltando ao texto, cristianismo para mim tem duas formas. Uma religião onde a criatividade humana agregou valores, dogmas, rituais e liturgias laterais, julgando ser a vontade de Deus. Todavia, em muitos momentos da história ficou evidente que eram homens que agiam em nome Deus, e Deus estava muito longe de seus atos de loucura. Na outra forma de cristianismo há um significado diferente: São os mandamentos e ensinos do próprio Cristo codificados no Evangelho e na doutrina dos primeiros apóstolos registrados ao longo do Novo Testamento. Vou além: Cristo não fundou o cristianismo, ele fundou a Igreja. Uma instituição espiritual formada por homens e mulheres, que ao longo dos séculos têm aceitado a salvação e o senhorio dele.

A União de Blogueiros Evangélicos tem agregado blogs, cujos criadores vêm de diversas denominações evangélicas. Blogueiros que servem ao mesmo Cristo que, porém, aprendem e adoram de formas diferentes - a chamada diversidade evangélica brasileira. Eu não poderia usar o nome de Deus para julgar que a forma de organização e liturgia de culto de minha Igreja seja o único padrão bíblico outorgado por Ele. Se isso fosse verdade, o nome dela estaria registrado com todas as letras na Bíblia.

Continuando, Paulo escreveu em II Tímoteo 1:7, que Deus não nos deu um Espírito de temor, mas de poder, amor e equilíbrio. Imagino que este Espírito somente se apodera de nossa vida quando permitimos, dia após dia, que Ele derrame o amor de Deus em nossos corações. E quando deixamos este amor frutificar, nos tormamos pessoas equilibradas. E pessoas equilibradas são misericordiosas e tolerantes. Tolerantes, não ao pecado, mas diante das falhas e incapacidades humanas, que podem ser perdoadas. Dois exemplos bíblicos são bem esclarecedores: a Parábola do bom samaritano e a solução do caso da mulher adúltera.

Se dermos ouvidos somente a preceitos religiosos de homens, as diferenças aos nossos olhos serão maiores que nossas semelhanças. Uma visão distorcida. Mas, se tivermos o mesmo Cristo como único Senhor e Deus, podemos nos dar as mãos, Assembleianos, Batistas, Metodistas, Presbiterianos, Luteranos, CCB, IURD, Deus é Amor, Igreja da Graça e tantas outras Igrejas Evangélicas. Cada um escreva e publique textos em seu blog de acordo com sua consciência, no entanto, que os submeta antes à vontade do Senhor.

Assim, depois dessas considerações, como cristãos conscientes não podemos usar de nossa liberdade, para dar ocasião à carne. Em nossa opinião o foco principal da atuação da UBE deve centrar-se nos milhões de almas sedentas que precisam ouvir palavra de Deus, em detrimento de coisas menos relevantes e, às vezes, mais perigosas. Somos livres para escrever o que quisermos, apenas que seja dentro da vontade do Senhor Jesus Cristo, para seguirmos juntos em paz.


Inscrição na comunidade de blogs - link:
.

.

--> Leia mais...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Razões para não desistir de blogar

.
João Cruzué

Queremos deixar aqui alguns comentários sobre a importância do Blogueiro Cristão não ceder ao desânimo ou desistir de publicar seus textos. Com uma experiência de quatro anos blogando, como um dos irmãos mais "velhos" usando esta ferramenta digital, quero apresentar seis razões para que você continue a editar seu blog.
.
1 - Realidade - você pode até desistir, mas saiba que o lado negro da internet vai continuar crescendo dia a dia. Publicadores de conteúdos de prostituição, homossexualismo, pornografia, neonazismo, corrupção, terrorismo, e outras coisas ruins vão continuar postando, porque o diabo não tem intenção de desistir.

2 - Oportunidade - você pode criar um, 100 ou 1000 blogs. É gratuito. A tecnologia está aí como nunca antes esteve, disponível para quem quiser dispor dela. A inteligência para criá-la foi dada por Deus aos Homens. Se deixarmos passar esta oportunidade por razões as mais justas, quem pode nos assegurar que no dia de amanhã teremos outra oportunidade e liberdade iguais? Além disso, para já quem aprendeu uma segunda língua, por exemplo o inglês, é uma ocasião ímpar para publicar e divulgar coisas para o mundo inteiro ler e entender.

3 - Conhecimento - a cada ano, se continuar escrevendo, editando, publicando, serão mais experiências de trabalho vai acumular. Com esforço e curiosidade, sempre vai alcançar mais saberes com o passar dos anos. Por uma questão de respeito aos seus leitores e sob a ótica da excelência, é muito bom ter domínio da língua portuguesa quanto à semântia, ortografia, concordância, redação, além de fazer amizades com pessoas que têm os mesmos objetivos.

4 - Compromisso - Nós cristãos temos um compromisso, uma ordem divina, para cumprir: "Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura". É bem verdade que podemos fazer isto de porta em porta, pessoalmente de pessoa em pessoa. Outros não são da área de evangelismo, mas pelo testemunho exercem o mesmo ministério até de forma mais concreta. Se foi Deus que nos dirigiu e seu Espírito que nos inspirou a escrever textos cristãos, o melhor mesmo, antes de desistir, é perguntá-lo se já é tempo de aposentar.

5 - Compartilhar - Até há pouco tempo somente sua família, seus colegas, sua congregação, sabiam das maravilhas e bênçãos que Deus vem lhe concedendo. Saúde, emprego, o pão de cada dia, a roupa para vestir, talvez até um carro, dinheiro para pagar a universidade, enfim o testemunho do que Ele tem feito de bom na sua vida. Hoje através de um blog todas as bênçãos que você recebe podem ficar disponíveis como um testemunho encorajador aos leitores nos quatro cantos da terra, em menos de um minuto após a publicação. E Deus não dá bênçãos pequenas para ninguém. Quando comecei a escrever meu primeiro blog, foi para contar as grandes coisas que Ele tinha feito em minha vida.

6 - Parceria - Pode ser que você ainda não pensou nisto: houve tempos, que também pensei em desistir e parar. Mas eu não consegui. Durante 11 anos fiquei desempregado, depois o Senhor começou a me abençoar de novo. Por isso e por outras coisas eu decidi escrever e publicar mensagens no Blog Olhar Cristão. Há sempre alguém precisando, em determinado momento de ouvir a voz de Deus. Sempre oro e peço ao Senhor que as coloque diante de quem esteja precisando. Se para Deus uma alma salva vale mais do que um mundo inteiro perdido, neste exato momento, há centenas, milhares, milhões de almas angustiadas, vazias, que precisam ouvir uma palavra da parte de Deus. Você tem esta palavra.

Conclusão: sei que poderia ainda lembrar de outras razões, todavia, creio já ser obastante. Aconselho, primeiro, que não desista. E apresento ainda uma tarefa: todos cristãos que gostam de escrever e principalmente os que escrevem bem - e ainda não sabem como trabalhar com um blog - deveriam ser informados e convidados a fazer uso desta ferramenta. Nós da UBE estamos aqui para repartir o que sabemos. Se você conhece pessoas com o perfil citado, por favor comunique essa oportunidade. Não é hora de desistir, mas renovar o ânimo e buscar ainda mais pessoas para blogar.

Não é hora de desistir!


Comunidade da


.
--> Leia mais...

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Plataforma de blogs

Além das plataformas de blog mais utilizadas no mundo e wordpress, existem outros interessantes sistemas para quem pretende criar seu próprio blog, ou ainda, para quem queira testar novos ambientes. Vai aqui duas dicas:

Wordpress host - free blog
Blogsome - Sistema baseado na plataforma wordpress, que oferece outros recursos e templates além daqueles oferecidos pela versão gratuita.






Vox - Sistema que oferece vários recursos, inclusive criar comunidade de blogs.









Webnode - É mais um construtor online de websites (online website builder) de que poderá fazer uso para criar e alojar o seu site tendo para o efeito que saber coisa nenhuma a não ser um pouco de inglês (ou checo). Mais informações aqui.

Ps. Você conhece algum sistema de blogs? Deixe a sua dica.
--> Leia mais...

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Consciência, inspiração e atitude

.João Cruzué

O mês de janeiro de 2009 foi uma boa surpresa para nós da União de Blogueiros Evangélicos. Pela primeira vez desde o ano de 2005, quando a UBE foi criada, abrimos nossas portas para receber mais de 400 novos blogueiros. Cristãos evangélicos de muitas denominações, sendo que a grande maioria deles já vem com blogs prontos e com textos de bom conteúdo cristão. O "boom" dos blogs está acontecendo no Brasil e a comunidade evangélica que no passado tinha pouco acesso à educação e à tecnologia, foi muito abençoada por Deus nos últimos 40 anos. Hoje, conta em seu rol com membros graduados, pós-graduados, mestres e doutores em diversas carreiras. Além disso, quase um milhão de jovens evangélicos estão estudando em todas as universidades e faculdades brasileiras. A este incremento de nível cultural, seguiu-se a oportunidade favorável de acesso às novas tecnologias de comunicação digital, destacando-se o um crescente acesso às conexões de banda larga na WEB.

Jovens apreciam e valorizam novas tecnologias, atraindo a atenção dos adultos quando estes descobrem um pragmatismo ainda não percebido nelas. Através de pesquisas próprias sabemos que há cerca de três anos, também aconteceu um "boom" no o Orkut. Milhares de jovens evangélicos migraram para este saite de relacionamento social e ali criaram centenas e centenas de comunidades de Igrejas. A falta de participação dos membros, que apenas colecionavam comunidades sem qualquer participação efetiva, mostrou uma realidade diferente dos sonhos de seus criadores. Houve um plantio, mas não houve participação. E não houve participação por dois motivos: não era o espaço adequado e não havia uma consciência objetiva de uso.

Outros sonhadores vieram e a era dos Blogs chegou. Cada blogueiro, à medida que vai amadurecendo e persistindo, vai conquistando a fidelidade e o incentivo dos leitores. Um blogueiro evangélico precisa de um objetivo para se manter ativo. É preciso primeiro ter uma consciência do que é um blog, e uma consciência da área de atuação para trabalhar seu talento. Uns amam a poesia, outros o jornalismo, outros têm prazer em coisas ligadas ao ensino, outros à apologética, à missões, ao evangelismo, música, crônicas, sermões, traduções e versões de textos. Ainda existem muitas outras áreas: ministério infantil, ministério com adolescentes, com jovens, de terceira idade, compilação de biografias, cultura evangélica esportiva, etc., são muitas as áreas de participação.

É preciso que cada blogueiro construa seu "barco", teça sua rede, compre os remos e estenda a vela para navegar. Isso requer mais sinapses: como uma análise crítica dos talentos pessoais, a fim de se descobrir o que é prazeroso de se fazer. E quando fazemos o que gostamos podemos ir mais longe; ir aonde ninguém nunca chegou. Um blogueiro cristão, para nós, deve ter uma consciência de servir seus leitores com o melhor de si. Isto envolve principalmente uma melhora constante na arte de escrever e de encantar. Aprimorar a redação, conhecer de perto a língua portuguesa, fazer uma leitura do que acontece à sua volta. Eu já ouvi comentários de pessoas que são mestres em redação que trabalharam e retrabalharam por várias vezes o texto para torná-lo menos imperfeitos.

Neste particular a área de atuação seria o barco, e os remos as ferramentas de melhoria de textos. Agora vamos falar da vela: somos blogueiros evangélicos, portanto, a Bíblia é a nosso manual de fé e prática cristãs. A vela é a nossa inpiração. O mastro onde vamos pendurar nossa inspiração é a Bíblia. Quem vai assoprar esta vela para aumentar a velocidade de nosso barco é o Espírito de Deus. Alguns podem até imaginar que este post não passa de baboseiras. Mas a cultura de uma comunidade de 2000 mil blogueiros não pode ser moldada ao acaso. Deus não opera na desordem; Ele é muito detalhista. Para Ele ou é tudo ou é nada! Se queremos atrair o olhar de Deus, precisamos agbradá-lo. Já estamos começando a congregar alguns irmãos blogueiros de língua espanhola. Com as bênçãos de Deus, daqui a alguns anos depois de nossas experiências em língua espanhola, estaremos prontos para o nosso maior desafio: a blogagem na língua inglesa. Se no tempo de Cristo o grego foi a língua usada para pregar o Evangelho, em nossa geração para atingir o mesmos fim, não podemos ignorar os fatos: precisamos aprender a escrever em inglês.

O sonho da UBE não se restringe ao Brasil. Ele vai pela America Latina. Ele precisa caminhar pela Europa, com suas igrejas vazias e crentes secularizados. Ele precisa chegar até os países mais populosos do mundo que estão na Ásia. Necessitamos de sonhos tanto quanto precisamos ter consciência da realidade que nos cerca. Se Deus já nos trouxe até aqui, podemos ir um pouco mais longe, como as ondas que uma pedrinha no lago. O inglês será o remo que vai nos permitir uma comunicação com o mundo. Lá fora não existe nenhuma comunidade de blogueiros evangélicos crescendo a 400 blogs por mês. Temos uma oportunidade única. Precisamos investir em sonhos e trabalhar em pontes. Se a internete precisa de conteúdo cristão que leve a luz e as palavras de Cristo para as nações, a UBE está aqui para aceitar o desafio.

Precisamos de uma consciência de que estamos trabalhando em nossos projetos individuais, mas que estes projetos podem ser partes de um projeto maior. Sozinhos nosso poder de ação vai ser limitado. Mas quando estamos juntos, conversando, orando, incentivando, propondo desafios, criticando, direcionando, nós mudamos de patamar: do bom para o agradável, e do agradável para o perfeito.

A comunicação é o nosso calcanhar de aquiles. É difícil e agradar a tantos blogueiros. Por natureza somos individualistas; usamos com muita destreza os botões do mouse, para selecionar e excluir emails alheios sem piedade. Não temos ainda uma cultura de grupo, mas precisamos moldá-la. Sugeriria a cada um dos membros da UBE que acessassem este blog pelo menos uma vez por semana, para se inteirar das novidades. É preciso ainda uma maior interação com sugestões, críticas, dicas, boas e más notícias. Ainda estamos aprendendo a ouvir. O "fale conosco" deste blog é a nossa melhor e mais rápida opção de comunicação.

Uma pessoa nos perguntou recentemente: Qual é o objetivo da UBE? Então vamos respoder: A UBE é uma comunidade agregadora de Blogs Evangélicos que tem por objetivo incentivar a publicação de conteúdo cristão na Internete. Uma parte deste conteúdo chama-se Evangelização Digital e a outra a difusão de aspectos e eventos da cultura evangélica. A UBE também promove a divulgação do uso de blogs em todas as comunidades evangélicas no Brasil e nos países vizinhos. A UBE tem um serviço de suporte que pode atender a crentes de qualquer Igreja evangélica que queiram publicar conteúdo cristão, ensinando a criar e editar um blog gratuitamente.

Assim, temos consciência de onde queremos chegar. Sabemos o que precisamos fazer. A qualidade do conteúdo das pulicações virá do exercício do talento de cada um sob a inspiração do Espírito Santo. A comunicação entre nós precisa ser melhorada, e nossa vontade é servir a Deus com o que de melhor nós pudermos alcançar. Juntos, nós podemos surpreender.



Registre seu Blog evangélico na UBE:

.

--> Leia mais...

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP